quarta-feira, 5 fevereiro, 2025
HomeMemorialMaior hospital do Paraná mira em convênio com universidades

Maior hospital do Paraná mira em convênio com universidades

Novo Hospital Nossa Senhora do Rocio
Novo Hospital Nossa Senhora do Rocio

Amanhã, 6 de agosto, boa parte do mundo oficial do Paraná – além de empresários, médicos e outros profissionais da área de saúde – estará em Campo Largo, para a inauguração do novo Hospital Nossa Senhora do Rocio (o antigo existe há 50 anos), localizado na região da Lagoa.

O empreendimento dos médicos Luiz Ernesto Wendler e Carlos Mueller Neto é, para se dizer o mínimo, superlativo. Tanto em equipamento quanto em instalações moderníssimas, projeto de quem é nosso arquiteto maior, Manoel Isidro Coelho (MCA Arquitetos).

E o mais importante: trata-se de hospital privado que atenderá a pacientes do SUS, convênios e particulares.

Tem área construída de cerca de 52 mil m2, erguida em terreno de 1000 mil m2.

2 – NÚMEROS IMPRESSIONANTES

HNSR_IMAGENS-EXTERNAS-(1)Os empreendedores não detalham informações sobre o financiamento da obra, que deve ter tido – é quase certo – apoio de agencias estatais de fomento.

Um dirigente do hospital lembrava ontem à coluna aspectos do empreendimento:

“Ele irá gerar cerca de dois mil empregos diretos. E devido à facilidade de acesso da Região Metropolitana de Curitiba e norte do Estado do Paraná o Hospital receberá um grande número de pacientes e pessoas e a previsão é que o empreendimento traga grande impacto para o crescimento do município e região.”

3 – SERVIÇOS DE REFERÊNCIA

HNSR_IMAGEN-INTERNA--(1)Ainda segundo informações liberadas pelo empreendimento:

“O Hospital já realiza alguns serviços que são referência no Brasil, como cirurgia cardíaca pediátrica e passará a ser referência nacional por toda a estrutura e investimento, cerca de R$ 100 milhões, que está sendo realizado na nova sede, tornando-se o hospital com maior número de UTIs e segundo maior em UTIs neonatal do País.”

4 – HOSPITAL ESCOLA

É certo que tanta ousadia dos empreendedores, pessoas que conhecem bem o ramo, tido como pouco rentável, deve ter explicações várias. Uma delas, admitida pelos donos do Hospital NS Rocio é que a instituição planeja fazer convênio com universidades, tornando-se, assim, um hospital escola.

Claro que o arquiteto Manoel Coelho tem papel fundamental, pois seu projeto garante a funcionalidade da obra, dentro das mais modernas concepções de arquitetura hospitalar. A localização é garantia de bonita paisagem, um ponto mais saliente ainda da obra.

Coelho diz que o projeto procurou valorizar os espaços internos de circulação dos pacientes, acompanhantes, funcionários e médicos, buscando sempre que possível o uso da iluminação natural e a integração a com a paisagem e bosque externos.

5 – ATENDIMENTO HUMANIZADO

O noticiário distribuído pelo hospital garante ainda: “Complementando esta intenção foram criados vários espaços de jardins internos, com mais de 5.000 m2 somente de lajes jardins, preenchidas com belo paisagismo.

Preocupados em prestar um atendimento mais humanizado, o projeto teve principal atenção na setorização e controle de fluxos, e previu áreas separadas e amplas salas de espera, considerando o grande número de pessoas que irá circular diariamente pelo Hospital, cerca de 6.000.”

6 – NA UTI, 300 LEITOS

O número de leitos é impressionante: 1.100, sendo 700 para internamento, 100 para observação e 300 para UTI. Somente a UTI Neonatal e Pediátrica abrange 1.000 m2, com 30 leitos e mais 70 incubadoras.

A estrutura de atendimento contará ainda com 2 Centros de Imagem e Diagnóstico, para realização de exames, 2 Prontos Socorros, Centro Cirúrgico com 30 salas de procedimento, Ambulatório com consultórios com expectativa de atendimento de 30 mil consultas/mês, entre outros serviços.

Além disso contará com auditório com capacidade para 350 lugares, para realização de congressos médicos e diversos eventos.

_______________________________________________________________________________

CONVITE SEMINÁRIO

Leia Também

Leia Também