segunda-feira, 3 novembro, 2025
HomeMemorialONGs RECLAMAM DE FUTURO CEMITÉRIO EM CAMPO MAGRO

ONGs RECLAMAM DE FUTURO CEMITÉRIO EM CAMPO MAGRO

Paisagem típica de área rural de Campo Magro
Paisagem típica de área rural de Campo Magro

Reclamações começam a chegar à Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, por parte de associações e ONGs que atuam em Campo Magro em defesa do meio ambiente e das realidades turísticas do município.

A mais insistente delas indica que moradores locais “estão apreensivos com a possibilidade de instalação de um cemitério particular na região da Colônia Rodrigues e Jardim Bom Pastor, Área de Preservação Ambiental do Passaúna”.

MANANCIAIS

Segundo os relatos, “o terreno em que se pretende construir o cemitério vertical está localizado em uma área que faz divisa com chácaras de produtores agrícolas, escolas de ensino fundamental, educação especial e residências da comunidade local.” Outro argumento dos moradores “é que na região existem vários mananciais de grande porte e que abastecem a população da cidade”, segundo relato dos que reclamam.

Antes de tudo – é minha opinião – têm de ser ouvidos organismo estaduais e federais técnicos, de áreas como preservação ambiental (IBAMA e Instituto Ambiental do Paraná) e de defesa do patrimônio histórico.

Acho que um cemitério particular não é, necessariamente, danoso a uma comunidade. Desde que assegurada a defesa do ambiente da história, além da lei de zoneamento local. Por isso, devagar com o alerta: ele pode proceder ou não.

Hoje em dia há conhecimentos técnicos suficientes que impedem a contaminação ambiental a partir de cemitérios.

Leia Também

Leia Também