Nos Corredores do Iguaçu, a batida do martelo sobre a sucessão estadual, cada vez mais, está condicionada ao cenário nacional.
Alexandre Curi tem conversas com o PT
A Assembleia Legislativa voltou aos trabalhos na semana passada com comentários sobre uma “reunião secreta” dias antes. O presidente da Casa, deputado Alexandre Curi, teria sido “flagrado” (e fotografado) em um escritório político de Gleisi Hoffmann em Curitiba, após reunião com a ministra. A informação não foi desmentida pela assessoria do PT.
Nos Corredores do Iguaçu, a pergunta que fica é o que um dos pré-candidatos ao Governo do Paraná pelo partido de Ratinho Jr. estaria tratando com uma das responsáveis pela articulação política do governo Lula – que deve concorrer ao Senado. No mínimo, estaria sendo costurado um pacto de não-agressão para as eleições, afinal os adversários declarados do PT no Paraná são o senador Sergio Moro e Ratinho Jr.
Outra leitura é que Alexandre Curi estaria vendo seu projeto para 2026 esvaziar com a falta de apoio declarado de Ratinho Jr. Curi sempre manteve bom relacionamento com a oposição, incluindo nomes como o pré-candidato do PDT, deputado Requião Filho.
Até porque, segundo fontes, Curi deve ser candidato com ou sem o apoio de Ratinho Jr. Nessa segunda hipótese, partidos como o Republicanos de Tarcísio de Freitas seriam alternativas para acolher Curi, numa virtual saída do PSD.
Ana Júlia pede informações sobre denúncias de assédio em escolas cívico-militares
Assessoria – A deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) protocolou pedido de informações à Secretaria de Estado da Segurança Pública para que o governo apresente, de forma detalhada, todos os procedimentos envolvendo denúncias de assédio sexual e outras violências praticadas por monitores militares contra estudantes da rede pública, especialmente em escolas do modelo cívico-militar. O requerimento foi apresentado após reportagem da BBC News Brasil revelar que meninas de 11 a 13 anos denunciaram toques abusivos de um monitor em uma escola do interior do Paraná.
Segundo a investigação jornalística, mesmo depois das queixas formais, o acusado permaneceu por longo período em atividades na unidade de ensino antes de ser desligado. Diante da gravidade dos fatos, a parlamentar solicita o número total de inquéritos e procedimentos instaurados desde 2021, a situação atual de cada caso, se houve afastamento dos investigados, quais medidas cautelares foram adotadas e quais protocolos existem para proteção imediata das vítimas.
Lula confirma duas visitas ao Paraná

Assessoria – O presidente Lula afirmou na última quarta-feira (4) à ministra Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e ao deputado Zeca Dirceu (PT) que visitará o Paraná em duas oportunidades nos próximos meses. Em março, Lula vai entregar o título de propriedade da reforma agrária para duas mil famílias na região de Quedas do Iguaçu e em julho inaugura a primeira etapa das obras de sede da Unila em Foz do Iguaçu.
Lula recebeu Zeca e Gleisi no Palácio do Planalto e conversaram sobre a conjuntura política do Paraná e os investimentos que o estado está recebendo em obras, programas e outras ações do governo federal. O governo federal atua em pontos importantes ao desenvolvimento e crescimento do Paraná: são Obras nas rodovias, universidades, instituto federal, novos assentamentos, mais investimentos nos hospitais, Upas, Samu e municípios.
TCE: Paraná avança na transparência da gestão pública
TCE-PR – Sete anos após implementar o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) constatou que há uma evolução progressiva dos níveis de transparência dos órgãos públicos paranaenses, além de um amadurecimento institucional e maior grau de compromisso dos responsáveis pela gestão das informações públicas.
A conclusão consta em relatório completo disponível, junto a rankings e outros dados, no portal do TCE-PR. O documento traz os resultados do ciclo de avaliação de 2025 dos portais da transparência dos órgãos e entidades públicas paranaenses, realizado pela Corte no âmbito do ITP e como parte do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).


