Assessoria – O Programa de Pós-graduação em Direito Empresarial e Cidadania do UniCuritiba conquistou conceito 5 no Resultado da Avaliação Quadrienal dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu no Brasil, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC).
A nota representa o patamar de excelência acadêmica e alto padrão de qualidade no Sistema Nacional de pós-graduação. O resultado consolida, pelo segundo quadriênio consecutivo, a solidez do mestrado e doutorado, reafirmando a maturidade do programa, a consistência de sua trajetória e a relevância da pesquisa desenvolvida. O processo é considerado o principal instrumento de aferição da qualidade acadêmica do país, avaliando mestrados e doutorados a partir de critérios rigorosos como produção científica qualificada, impacto social da pesquisa, internacionalização, inserção institucional e a formação de mestres e doutores.
A Avaliação Quadrienal da CAPES é referência no meio acadêmico por analisar, além de indicadores quantitativos, coerência do projeto pedagógico, a qualificação do corpo docente, a relevância das linhas de pesquisa e a capacidade do programa de gerar conhecimento alinhado às demandas da sociedade. Programas com conceito 5 são reconhecidos por apresentarem desempenho acadêmico diferenciado, produção científica consistente e contribuição efetiva para o desenvolvimento científico e social do país.
As linhas de pesquisa e os projetos desenvolvidos no mestrado e no doutorado contribuem para o avanço do pensamento jurídico aplicado às relações empresariais, promovendo reflexões que dialogam com o setor produtivo, o poder público e a sociedade. “Fazer com que os atores sociais do setor privado olhem para a construção daquilo que é a res publica, a coisa pública, com protagonismo faz com que se produza muitos temas, problemas de pesquisa e trabalhos relevantes de impacto social”, explica Viviane Séllos, coordenadora do Programa de Pós-graduação do UniCuritiba.
O reconhecimento também reforça a nacionalização da formação, pois há estudantes e egressos das cinco regiões do Brasil. Um destes exemplos é Iverson Bueno, natural de Lapa, no Paraná, mas que vive no Acre há 17 anos, onde atua como promotor de Justiça. Para ele, a troca de conhecimentos durante o mestrado com colegas de diversos estados possibilitou tanto apresentar para outras pessoas a realidade do local em que está inserido quanto entender melhor seu próprio entorno a partir das vivências dos colegas. Ele observa que “as formas que foram abordadas as aulas e as mais diversas temáticas, através de um modo muito humano, ético e também interdisciplinar, contribuíram decisivamente e de forma positiva para a formação de profissionais para os desafios da carreira”.
Iverson atua, principalmente, com crianças e adolescentes e ajuda a manter projetos sociais de música e esportes que atendem jovens em vulnerabilidade social, com o objetivo de mostrar novas possibilidades e realidades para eles. “Eu uso tudo que aprendi no mestrado, agora com muito mais capacidade, no meu dia a dia prático, nos meus casos, para defender o interesse das crianças e adolescentes aqui do estado do Acre”, salienta.
Com proposta acadêmica voltada à formação crítica e qualificada, o Programa de Direito Empresarial e Cidadania do UniCuritiba integra conhecimentos jurídicos a uma visão ampla, ética e contemporânea sobre o papel das empresas na sociedade. A estrutura do programa articula temas como desenvolvimento econômico, cidadania, sustentabilidade, governança, responsabilidade social e o impacto das relações empresariais na ordem jurídica e social, a partir de uma abordagem interdisciplinar e alinhada aos desafios atuais do Brasil e do cenário global.
Por ser um programa recente esta foi a primeira vez que o doutorado fez parte da avaliação, a nota 5 atribuída pela CAPES evidencia a capacidade do programa de formar pesquisadores e docentes altamente qualificados, além de gerar conhecimento com impacto acadêmico, institucional e social. A permanência do conceito 5 também reforça a evolução contínua e a manutenção de elevados padrões de qualidade do programa ao longo das últimas avaliações, refletindo o compromisso institucional com a pesquisa de excelência, a qualificação permanente do corpo docente e a formação de profissionais preparados para atuar de forma ética e estratégica em um ambiente jurídico e empresarial cada vez mais complexo. “Formar um mestre ou um doutor, é muito mais do que trabalhar tecnicamente uma pessoa e fornecer um título acadêmico, nossa habilidade interdisciplinar está em capacitar, empoderar e encorajar. Procuramos ver quais são as habilidades de cada um daqueles que estudam conosco para potencializar aquilo que eles têm de melhor”, afirma Viviane.
Além do reconhecimento acadêmico, os resultados da Avaliação Quadrienal impactam positivamente os indicadores institucionais, com destaque para o Índice Geral de Cursos (IGC), um dos principais parâmetros de qualidade do ensino superior brasileiro. O desempenho do Programa de Direito Empresarial e Cidadania do UniCuritiba contribui diretamente para o fortalecimento da reputação institucional e para o posicionamento do centro universitário entre as instituições de referência no cenário nacional.
Os avanços reforçam a consistência da estratégia acadêmica do UniCuritiba, a qualidade da pesquisa desenvolvida e a contribuição efetiva da pós-graduação para a formação de pessoas, o fortalecimento da ciência e o desenvolvimento do país.
