quarta-feira, 28 janeiro, 2026
HomeCasa, construção e turismoTons neutros e linhas curvas além do óbvio no decorado Plaenge Artis

Tons neutros e linhas curvas além do óbvio no decorado Plaenge Artis

Assessoria – Decorar um apartamento para revelar todas as potencialidades de um empreendimento não é tarefa fácil. É preciso driblar obstáculos que vão além de gostos pessoais, criando um ambiente neutro, mas que dê inspirações e aspirações que vão além do óbvio. E foi exatamente isso que o escritório Bohrer Arquitetos conquistou no decorado do Plaenge Artis, que já pode ser visitado na Nova Central de Vendas da Plaenge, no Ecoville.

O empreendimento marca a estreia da maior construtora de capital fechado do Brasil no bairro Mercês, e já nasce com uma proposta diferenciada. “O Artis aposta em uma conexão direta com a arte, pilares que orientaram tanto o projeto arquitetônico quanto o apartamento decorado”, conta a arquiteta Thaisa Bohrer, responsável tanto pela arquitetura do empreendimento quando pelo decorado.

As unidades, com metragens entre 107 m² e 134 m², contam com três suítes e cinco banheiros, incluindo lavabo social e banheiro de serviço. No apartamento decorado, linhas curvas conduzem a linguagem do projeto, aparecendo com destaque na sala de estar e nos banheiros. Espaços amplos e bem aproveitados convidam para o bem-estar e conforto.

No decorado, de 134 m2, as suítes receberam uma paleta neutra e painéis que diferenciam cada ambiente: nos quartos dos filhos, azulejos colados; na suíte principal, o uso do liquid paper, material sustentável cada vez mais presente em projetos contemporâneos.

Espaços integrados

Outro ponto valorizado no decorado é a varanda, com cerca de 13 m². O espaço foi transformado em sala de jantar integrada à churrasqueira, ampliando as possibilidades de uso e convivência. Grandes portas de vidro conectam a varanda à sala de estar e à cozinha, reforçando a sensação de amplitude. Já a lavanderia pode ser isolada por uma porta escamoteável, garantindo funcionalidade e discrição quando necessário. A solução de marcenaria proposta pela arquiteta Thaísa Bohrer para o decorado serve como inspiração para os novos moradores.

Na área social, o mobiliário foi escolhido para reforçar o caráter autoral do projeto. Destaque para o sofá Fragmento, assinado por Maurício Bonfim, e para a mesa de centro desenhada especialmente pelo escritório Bohrer Arquitetos para o decorado. O piso Khali Off White, presente nas áreas sociais e banheiros, também será o padrão entregue em todas as unidades do empreendimento.

A presença da arte permeia todo o conceito do Artis. No decorado, objetos e peças selecionadas dialogam com a proposta do edifício, que contará com obras nas áreas comuns em parceria com a Oda Design. “A arte, assim como a arquitetura, transforma, provoca sensações e promove bem-estar. Essa conexão faz parte do Artis”, explica Thaísa.

Fundada em 2015, a Oda Design atua como um laboratório de design brasileiro, aproximando criativos e artistas do público. Para a fundadora Ticiana Martines, a parceria com a Plaenge reforça o papel da arte como elemento de identidade e emoção nos espaços construídos, contribuindo para uma experiência mais sensível e acolhedora no dia a dia.

O Plaenge Artis será construído na Rua Padre Anchieta, 223, em uma via arborizada que tem como extensão natural a Praça 29 de Março e a tradicional feira dominical da região. A previsão de entrega do empreendimento é para 2029. O apartamento decorado já pode ser visitado.

Leia Também

Leia Também