quinta-feira, 22 janeiro, 2026
HomeDestaque"O Agente Secreto" recebe 4 indicações ao Oscar 2026

“O Agente Secreto” recebe 4 indicações ao Oscar 2026

g1 – “O Agente Secreto” recebeu quatro indicações ao Oscar 2026 e empatou com o recorde de “Cidade de Deus”, em 2004. O filme de Kleber Mendonça Filho concorre em:

  • Melhor direção de elenco
  • Melhor filme internacional
  • Melhor ator para Wagner Moura
  • Melhor filme

Além da categoria de atuação, o filme concorre ainda nas categorias Filme, Filme Internacional e Direção de Elenco.

A cerimônia dos melhores do cinema acontece em 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Assim como em 2025, a 98ª edição da premiação americana vai contar com o comediante Conan O’Brien como apresentador.

Às vésperas do anúncio das indicações ao Oscar 2026, os principais mercados de previsões apontavam o filme brasileiro como um dos nomes mais bem posicionados em três das categorias mais relevantes da premiação: melhor filme, melhor ator e melhor filme internacional. No mercado de nomeações para melhor filme, O Agente Secreto aparecia com 81% de chance de indicação na plataforma Kalshi e com 83% no Polymarket.

Brasil tem mais uma indicação

O brasileiro Adolpho Veloso foi o vencedor da categoria de Melhor Fotografia no Critics Choice Awards. Foto: Amy Sussman/Getty Images

O talento nacional também se afirma por trás das câmeras: o brasileiro Adolpho Veloso foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”.

Adolpho Veloso é um diretor de fotografia que conquistou reconhecimento internacional com seu trabalho em “Sonhos de Trem” (2025, dirigido por Clint Bentley), filmado 99% com luz natural em locações no Noroeste dos Estados Unidos, evocando memórias poéticas do protagonista Robert Grainier (Joel Edgerton).

Veloso colaborou com Bentley em “Jockey” (2021) e ganhou o prêmio de Melhor Direção de Fotografia da Los Angeles Film Critics Association (LAFCA) 2025 e o Critics Choice Awards 2026 pelo mesmo filme. Sua filmografia inclui “On Yoga: The Architecture of Peace” (2017, dir. Heitor Dhalia), “Rodantes” (de Leandro Lara).

Ele também tem lançamentos previstos para os próximos meses, como “Queen at Sea” (de Lance Hammer, com Juliette Binoche) e “Remain” (de M. Night Shyamalan, com Jake Gyllenhaal). No geral, os trabalhos de Veloso têm uma abordagem minimalista e autêntica influenciada por mestres da categoria como o americano Gordon Willis (1931-2014).

Globo de Ouro

O longa estrelado por Wagner Moura também fez história no início do ano, ao vencer duas das três indicações do Globo de Ouro: melhor filme estrangeiro e melhor ator de drama.

“O Agente Secreto” faz história e vence dois Globos de Ouro

Leia Também

Leia Também