terça-feira, 23 dezembro, 2025
HomeColunas do MuralEloi Zanetti: Meu pedido ao deus Janus

Eloi Zanetti: Meu pedido ao deus Janus

Contato: eloizanetti@gmail.com

Janus é um deus da mitologia romana que tem duas faces: uma na frente e outra atrás. Isto o habilita a olhar o passado e aprender com os erros cometidos e, ao mesmo tempo, o futuro para não os cometer novamente. É por isso que o primeiro mês do ano tem o nome de janeiro – justa homenagem a um deus previdente.

Como está na hora de fazer pedidos e resoluções para o ano que se aproxima, registro meus apelos à divindade. Peço ao deus Janus que desça do Olimpo e venha para esta Terra Brasilis iluminar e orientar a cabeça do povo que vive aqui; para a nossa elite arrogante, nada melhor do que um pouco de humildade. Para os agroboys, um castigo a altura do som dos seus carros: tranque-os dentro de suas camionetes, condenando-os a ouvir eternamente os tinchimbum-tinchimbum que invadem nossas ruas, parques e praias.

Peço também que retire dos nossos políticos a eterna politicagem e dê-lhes a vontade de agir corretamente a favor do nosso povo. Oriente o brasileiro a não confiar seu destino a esta tal de esperança e seja mais voltado ao verbo agir – menos esperar e mais ação é o que precisamos. Por favor, menos impostos, menos burocracia e mais empregos e quando ligarmos o rádio, a TV ou formos para as redes sociais, que possamos encontrar boas notícias e não este excesso de assuntos sobre roubos, assassinatos e corrupção desenfreada. Sabe deus Janus, aqui neste país, quem realmente faz alguma coisa tem pouco lugar na mídia; quem violenta, rouba, mata tem espaço de sobra.

Finalizando, porque sei que o Senhor só tem direito aos 31 dias de janeiro para trabalhar, peço para agraciar a todos os brasileiros de menos insensatez e mais senso prático, menos distâncias e mais abraços; mais leitura e menos ignorância; mais escolas e menos violência, mais espiritualidade e menos religiosidade.

É só isso que peço. Se precisar negociar o pedido, me contento com um desconto de 50%, que já vai estar de bom tamanho.

*Eloi Zanetti é escritor, especialista em marketing e comunicação corporativa. Contato: eloizanetti@gmail.com

Leia Também

Leia Também