quinta-feira, 27 novembro, 2025
HomeCasa, construção e turismoHoje tem premiação do Design for a Better World Award 2025

Hoje tem premiação do Design for a Better World Award 2025

Assessoria – O Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, será palco nesta quinta-feira (27), às 19h, da Cerimônia de Premiação do Design for a Better World Award 2025, promovido pelo Centro Brasil Design. O evento celebra iniciativas de impacto positivo que utilizam a criatividade como ferramenta para transformar realidades e impulsionar um futuro mais sustentável, inclusivo e socialmente justo.

Em sua quinta edição, o prêmio consolida-se como uma das principais vitrines brasileiras para projetos de design com impacto positivo. Desde 2021, mais de 200 iniciativas já foram reconhecidas. Neste ano, participantes de todo o país inscreveram seus trabalhos entre 5 de maio e 19 de setembro, com avaliação realizada ao longo de outubro. Os vencedores serão anunciados durante a cerimônia.

Evento carbono neutro

A edição 2025 reforça o compromisso da premiação com a responsabilidade ambiental. Todas as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo evento serão 100% compensadas, em uma iniciativa realizada com apoio da Alga, climate-tech curitibana premiada internacionalmente. A empresa utiliza modelos de inteligência artificial para democratizar o acesso a soluções climáticas.

A compensação será feita por meio de créditos de carbono de alta relevância ambiental e social, reconhecidos internacionalmente. O projeto apoiado é o REDD+ CIKEL, localizado em Paragominas (PA), pioneiro no Brasil na metodologia de Atividade de Preservação de Desmatamento (APD). O projeto evita a emissão de 372 mil tCO₂e por ano, preservando 27 mil hectares de floresta nativa e beneficiando comunidades locais com ações de renda, saúde, educação e pesquisa científica.

Troféu Curupira 2025: nova estatueta em vidro artesanal

Durante a cerimônia, os vencedores receberão o Troféu Curupira 2025, que nesta edição ganhou uma nova interpretação. Assinada pela Design Bridge e produzida artesanalmente pela Cristais Cisne, a estatueta simboliza a união entre arte, sustentabilidade, inovação e excelência técnica.

Inspirado no guardião das florestas do folclore indígena, o troféu é confeccionado em vidro — material reciclável e de menor impacto ambiental — e passa por um processo manual que envolve moldagem a 1500 °C, uso de ferramentas tradicionais e aplicação de pigmentos cerâmicos ainda em alta temperatura, resultando em peças únicas, com variações de cor e transparência. Cada detalhe foi estudado cuidadosamente para manter consistência e equilíbrio na escultura.

A identidade visual da edição 2025 foi desenvolvida em parceria com profissionais neurodivergentes e com deficiência intelectual do Estúdio Que, reforçando o compromisso do prêmio com inclusão e diversidade. O troféu Curupira, criado originalmente em 2021 pelo Furf Design Studio, tem sido reinterpretado por diferentes criativos a cada edição, mantendo vivo seu simbolismo ancestral — os pés voltados para trás representam o convite a olhar para o passado para construir o futuro.

Sobre o prêmio

O Design for a Better World Award destaca projetos que promovem impacto positivo e contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Mais do que reconhecer soluções, o prêmio estimula conexões e impulsiona uma rede de inovação comprometida com um futuro melhor.

As inscrições para acompanhar a cerimônia são gratuitas e podem ser feitas pelo Sympla.

O Design for a Better World Award 2025 conta com patrocínio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – Governo do Brasil; do Grupo Boticário; do Itaú; e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), por meio do Governo do Estado do Paraná.

Leia Também

Leia Também