quarta-feira, 28 janeiro, 2026
HomePolítica e CidadesRede Fringe lança cursos gratuitos online em artes cênicas

Rede Fringe lança cursos gratuitos online em artes cênicas

Assessoria – Lançada durante o Festival de Curitiba, a Rede Fringe é uma plataforma de comunicação e conexão com apresentação da Petrobras, que tem o objetivo de interligar profissionais do setor cultural e de ser um espaço de fomentação, capacitação e divulgação de trabalhos artísticos, observando as tendências do setor e as novas oportunidades.

Com o objetivo de oferecer capacitação gratuita e de qualidade para o mercado, a plataforma, em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, apresenta uma série de cursos online livres sobre o tema “Panorama das Artes no Palco”.

No total serão 8 cursos, sendo cada um deles composto com 4 vídeo-aulas de até 30 minutos, que estarão disponíveis pela Rede Fringe em datas programadas. Para acessar a plataforma, basta entrar no site, fazer o seu cadastro, criar o seu perfil e ir até o a categoria no menu de “cursos”.

A Rede Fringe está oferecendo gratuitamente cursos online coordenados por profissionais da mais alta qualidade na área artística, junto de um dos mais respeitados centros de formação das artes do Brasil. O acesso é prático e fácil, pois nosso objetivo é democratizar este conteúdo”, explica Fabíula Passini, diretora da Rede Fringe.

Confira os cursos e as datas que estarão disponíveis:

  • Curso “CENOGRAFIA – Fundamentos Básicos para o fazer cenográfico”
    Coordenação: J.C. Serroni
    Data de disponibilidade
    : 5 de dezembro de 2025
    J. C. Serroni é cenógrafo, figurinista e arquiteto especializado em espaços teatrais. Um dos mais respeitados e premiados profissionais do setor, foi um dos coordenadores do Departamento de Cenografia da Rádio e TV Cultura e por mais de uma década coordenou o Núcleo de Cenografia do CPT – Centro de Pesquisas Teatrais, do Sesc-SP. Publicou os livros “Teatros do Brasil” e “História da Cenografia Brasileira”.  Atualmente, é o coordenador geral do Espaço Cenográfico de São Paulo, laboratório permanente de reflexão e pesquisa cenográfica, que mantém um curso de cenografia. Em 11 anos de existência, formou cerca de 200 novos profissionais na área. É um dos idealizadores da SP Escola de Teatro, onde coordena os cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco.
  • Curso “HUMOR – Humorremoto: riso em crise?!”
    Coordenação: Raul Barretto
    Data de disponibilidade: 27 de fevereiro de 2026
    Raul Barretto é palhaço, ator e produtor. Formou-se em Engenharia Civil, na Faap, em 1982.  Trabalhou com Antonio Nóbrega, de 1985 a 1992, como produtor, pesquisador e palhaço. Estudou no Circo Escola Picadeiro, onde se formou palhaço, malabarista e atirador de facas. Concluiu o curso de Circo com estágio no Centre Nationale des Arts du Cirque, em Chalones sur Marne (França). Em 1993, entrou para o grupo Parlapatões, no qual já realizou, como palhaço e produtor, mais de 30 espetáculos, participando dos principais festivais nacionais e internacionais. Em 2006, funda o Espaço Parlapatões. Foi também criador do Circo Roda Brasil. Foi professor de Artes Circenses na Casa do Teatro, de Lígia Cortez, durante oito anos. É um dos idealizadores do projeto da SP Escola de Teatro.
  • Curso “ILUMINAÇÃO – Processo criativo em iluminação”
    Coordenação: Guilherme Bonfanti
    Data de disponibilidade: 20 de março de 2026
    Guilherme Bonfanti é designer de iluminação desde 1988. Trabalhou com diretores como Márcio Aurélio, Gabriel Villela e Miguel Falabella. Colaborou, também, com diversos cenógrafos, incluindo nomes como Gringo Cardia, J.C. Serroni, Hélio Eichbauer e Marcos Pedroso. No campo da arquitetura, esteve ao lado de Isay Weinfeld e Paulo Mendes da Rocha. É um dos fundadores do Teatro da Vertigem, do qual é membro atuante. Tem experiência com luz para óperas e dança, além de atuação destacada nas Bienais de São Paulo e na Mostra dos 500 anos do Brasil, projetando e coordenando todo o projeto luminotécnico das exposições. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles o Shell, Mambembe, Aplauso Brasil e APCA. É um dos idealizadores da SP Escola de Teatro. 
  • Curso “SONOPLASTIA – Dramaturgia sonora”
    Coordenação Interina: Tamara David
    Data de disponibilidade: 7 de maio de 2026
    Tâmara David é cantora, produtora e atriz. Participou de diversos grupos como Teatro Negro e Atitude (teatro de rua ), Enxadário – Orquestra de Enxadas e Sambaê. Também trabalhou como locutora durante 4 anos na extinta rádio Santê FM. Iniciou o estudo de voz e percussão através da pesquisa da música de domínio público, como o samba de roda do recôncavo baiano, afoxés, música popular e afro-brasileira. Radicada em São Paulo, integrou o Ilú Obá De Min de 2007 a 2016, e como coordenadora do naipe das cantoras realizou a preparação vocal do grupo junto ao estudo de repertório de cantigas em yorubá presentes na cultura dos terreiros de Candomblé. Se dedica ao estudo da voz e da consciência corporal através do trabalho “Despertar do Corpo que Habito – orientação Vocal e Consciência Corporal”. Desenvolve seu fazer artístico em grupos distintos que visam além da pesquisa e valoração da cultura afro-brasileira, preza pela escolha de repertório livre de machismos e sexismos, e por parcerias que agreguem estes valores.
  • Curso “TÉCNICAS DE PALCO – A cenotecnia e a técnica a serviço do espetáculo”
    Coordenação e Formação: J.C Serroni e Viviane Ramos
    Data de disponibilidade: 12 de junho de 2026
    J. C. Serroni é cenógrafo, figurinista e arquiteto especializado em espaços teatrais. Um dos mais respeitados e premiados profissionais do setor, foi um dos coordenadores do Departamento de Cenografia da Rádio e TV Cultura e por mais de uma década coordenou o Núcleo de Cenografia do Centro de Pesquisas Teatrais, do Sesc-SP. Publicou os livros “Teatros do Brasil” e “História da Cenografia Brasileira”.  É coordenador geral do Espaço Cenográfico de São Paulo, laboratório permanente de reflexão e pesquisa cenográfica, que em 11 anos formou cerca de 200 novos profissionais na área. É um dos idealizadores da SP Escola de Teatro.

 Viviane Ramos é formada em Produção Editorial pela Universidade Anhembi Morumbi. Iniciou na área com trabalhos de cenografia e figurino no Espaço Cenográfico, como aprendiz do cenógrafo J.C. Serroni, em 1999. Foi coordenadora e assistente de pesquisa para o livro “Teatros: Uma Memória do Espaço Cênico no Brasil”, de J.C. Serroni. Participou duas vezes da Quadrienal de Cenografia, Indumentária e Arquitetura Cênica, de Praga, como coordenadora da seção brasileira de figurinos (em 2003) e como orientadora na execução de adereços e figurinos no trabalho dos alunos na Scenofest (em 2007). Trabalha como assistente e aderecista também com os cenógrafos Luis Rossi, Telumi Hellen, Paula Di Paoli e José de Anchieta, além de grupos de teatro e produtoras.

A Rede Fringe é apresentada pela Petrobras, com realização do Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro. Acompanhe as novidades e mais informações pelo site rede.fringe.com.br, ou pelo Instagram @redefringe.

Leia Também

Leia Também