Redação e assessoria – O deputado estadual Renato Freitas (PT) se envolveu numa briga corporal nesta quarta-feira (19) no Centro de Curitiba com um homem de identidade desconhecida. O episódio foi filmado e amplamente veiculado na imprensa e redes sociais ao longo do dia (veja no Instagram do Plural).
Em nota oficial, o deputado afirma ter reagido a uma provocação persistente do homem. Renato também afirma que teve o nariz quebrado por um dos socos que tomou. Veja a íntegra da nota do PT a seguir:
Nota de Renato Freitas
O Partido dos Trabalhadores do Paraná manifesta seu mais profundo repúdio à covarde agressão sofrida pelo deputado estadual Renato Freitas na manhã de hoje, no Centro de Curitiba. O ataque não foi um fato isolado: ele se insere em um contexto histórico de racismo estrutural, violência política e tentativas recorrentes de silenciar lideranças negras que ousam ocupar espaços de poder.
Repudiamos qualquer forma de violência, e denunciamos o caráter racista que atravessa este episódio. Não aceitaremos que agressões motivadas pelo ódio, pela intolerância e pelo preconceito sejam normalizadas ou tratadas como meras “confusões”.
Nossa trajetória sempre foi de defesa intransigente dos direitos humanos, da democracia e do enfrentamento direto ao racismo.
Manifestamos toda nossa solidariedade ao companheiro Renato Freitas e desejamos sua plena e rápida recuperação.
PT DO PARANÁ E SECRETARIA ESTADUAL DE COMBATE AO RACISMO
