Assessoria – Depois do sucesso da 7ª edição da Mamute Feira Gráfica, que reuniu mais de 8 mil pessoas com mais de 750 mil reais em vendas entre os expositores gráficos e criativos, o projeto realiza um evento voltado à discussão e formação para a Economia Criativa: o LAB MMT – Território Criativo, dias 22 e 23 de novembro, na Nex House – Casa de Pedra.
Com participação gratuita, o evento conta com oficinas, ateliês artísticos livres, mesas redondas e palestras voltadas para profissionais, estudantes e entusiastas da economia criativa. A programação acontece das 11h às 18h30, contando também com música, comidinhas, chope e programação para infância.
“A Mamute sempre teve um papel importante como catalisadora de iniciativas coletivas e criativas independentes da cidade, porque criamos um espaço importante para o fomento da cadeia produtiva da economia criativa. Mas sempre quisemos também promover o debate, a pesquisa e a formação na área, o que está sendo possível este ano com o patrocínio da Petrobras”, diz a diretora Ana Hupfer.
Palestras
O projeto traz pela primeira vez para Curitiba dois artistas brasileiros cujos trabalhos são referências na América Latina: Filipe Grimaldi e Pri Barbosa. Os dois vão realizar palestras no evento, abordando suas pesquisas, trabalhos artísticos e olhar sobre o mercado. Pri Barbosa é uma artista muralista, cuja pesquisa passa pela investigação do que é ser uma mulher revolucionária no cotidiano, o ambiente doméstico, o trabalho de cuidado e a insubordinação feminina, especialmente no contexto latino-americano. Ela apresentará a palestra “Mulher Artista Latina – Se essa rua fosse nossa”, no sábado, 22/11, às 16h. Já Filipe Grimaldi, que tem uma ampla pesquisa em cultura popular latino-americana e é bastante conhecido nas redes pelos vídeos que faz narrando e valorizando a produção manual artística, encerrará a programação no domingo, com a palestra “Manualidade, memória e resistência: artistas da América Latina”.
As palestras serão realizadas no sábado (22) e domingo (23) respectivamente, às 16h, e exigem inscrição prévia.
Oficinas
A programação contará com duas oficinas práticas, voltadas para estudantes e profissionais da área, pensando nos desafios profissionais do setor. A primeira será ministrada pela Rede La Base, coletivo responsável pela identidade visual da Mamute, que reúne profissionais de design, comunicação visual, ilustração e audiovisual. A oficina “Redes e Design Colaborativo – criar é coletivo”, será ministrada por Yasmim Reck, Felipe Pacheco e Felipe Mayerle, e irá propor reflexões sobre o trabalho no mercado criativo, levando o cenário colaborativo e o trabalho em rede como uma possibilidade para futuros mais conscientes, coletivos e menos precarizados.
A segunda oficina, veio como resposta às diversas inscrições que a Mamute recebeu que pecavam por insuficiência ou confusão na forma como foram submetidas. Pensando nessa desafio compartilhado por tantos criativos, a Mamute convidou Cyla Costa para ministrar a oficina “Portfólio com propósito: como se mostrar sem se perder”, um encontro para pensar o portfólio como narrativa — mais do que uma vitrine, um espaço de expressão e posicionamento.
As oficinas serão realizadas no sábado (22) e domingo (23) respectivamente, às 11h, e exigem inscrição prévia.

Mesas Redondas
A programação conta também com dois debates que são estruturais na visão do projeto: a potência de propostas que resistem promovendo experiências presenciais e materiais, em meio ao mundo cada vez mais “remoto”; e a importância do trabalho criativo liderado por mulheres.
SÁBADO, 22/11
- 14H às 15H30
- Roda de conversa “Desenhar futuros: o fazer criativo como resistência”,
com mediação de Rosângela Nina Araújo e participação de Ana Hupfer (Mamute Feira Gráfica), Luís Melo (Campo das Artes) e Thiago Tizzot (Arte & Letra).
Em um mundo cada dia mais digital, o livro físico, a produção artesanal e a presença são nossa última linha de defesa sobre o que é real. Um papo sobre os desafios do mercado criativo contemporâneo e as possibilidades de resistência artística que estão sendo construídas em diferentes linguagens. O encontro propõe uma reflexão sobre como artistas, produtores e empreendedores têm construído trajetórias sustentáveis em meio às transformações culturais e tecnológicas do nosso tempo. Entre trocas de experiências e visões de futuro, a conversa busca traçar “desenhos possíveis” para quem atua — ou deseja atuar — nas fronteiras entre arte, cultura e inovação.
- 17H30 às 18H30
- Lançamento calendário “Lute Todos os Dias” 2026
com bate-papo com Cris Pagnoncelli
DOMINGO, 23/11
- 14H às 15H30
- Roda de conversa “Arte é trabalho: mulheres criativas, mercados possíveis”
com mediação de Cris Pagnoncelli e participação de Ana Matsusaki, Fer Ilustra e Ju Maia.
O que significa viver de arte hoje — especialmente sendo mulher em um mercado ainda marcado por desigualdades e desafios estruturais? Uma conversa sobre os caminhos e estratégias desenvolvidas por cada artista para atuar, empreender e sustentar uma carreira criativa. Vamos conversar sobre valorização do trabalho artístico, estratégias de venda e visibilidade, destacando histórias reais de mulheres que constroem, na prática, um mercado mais diverso, colaborativo e justo.
Quintal Criativo
Um espaço aberto com música, espaços de convivência, gastronomia e estações criativas, com propostas de oficinas abertas, com experimentos artísticos coletivos para todas as idades. A ideia é que o público possa experimentar processos e técnicas criativas, que os conectem com o artesanal.
Serão realizadas as seguintes ações:
SÁBADO, 22/11
11H às 16H
- Ateliê Livre de “Colagem”, com Amorim
- Ateliê Livre “Entre agulhas, pontos e afetos: arte têxtil como objeto de memória”, com Eliana Brasil
12H às 18H
- Mira — Mostra de Intervenções Visuais Urbanas (4ª edição),
- pintura ao vivo com Ana Matsusaki, Erika Lourenço e Luci Gnoatto
11H às 17H
- Mamutinha
- Ateliê Artístico Livre para crianças
DOMINGO, 23/11
11H às 16H
- Ateliê Livre de “Carimbo reticulado”, com Burocrata Carimbos
- Ateliê Livre “Entre agulhas, pontos e afetos: arte têxtil como objeto de memória”, com Eliana Brasil
12H às 18H
- Mira — Mostra de Intervenções Visuais Urbanas (4ª edição),
- pintura ao vivo com Cris Pagnoncelli, Julie Pietra e Ju Maia
11H às 17H
- Mamutinha
- Ateliê Artístico Livre para crianças
Mais informações sobre a Mamute podem ser encontradas no perfil oficial do evento no instagram @mamuteafeira.
Inscrições nas oficinas e palestras poderão ser feitas no site: www.mamuteafeira.com.br.
A 7ª edição da Mamute Feira Gráfica, que conta pela primeira vez com o patrocínio da Petrobras, é uma realização da Gloriosa Produção Cultural. O projeto é apresentado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal e a Petrobras; com apoio cultural da Câmara Municipal de Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura de Curitiba.
Serviço:
LAB MMT – Território Criativo
Data: 22 e 23 de novembro
Horário: das 11h às 18h30
Local: Nex House – Casa de Pedra (Alameda Pres. Taunay, 130 – Batel, Curitiba – PR)
Realização: Gloriosa Produção Cultura e Ministério da Cultura | Governo Federal
Patrocínio: Petrobras
Apoio Cultural: Câmara Municipal de Curitiba, Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura de Curitiba.
Apoio: Emenda parlamentar coletiva articulada pela vereadora Giorgia Prates, com colaboração dos vereadores Sargento Tania Guerreiro, Jornalista Márcio Barros, Oscalino do Povo, Tico Kuzma e Noemia Rocha.
Redes sociais: www.instagram.com/mamuteafeira / www.facebook.com/mamuteafeira
