Assessoria – O Smart City Expo World Congress, maior evento mundial sobre cidades inteligentes, encerrou sua 13ª edição hoje com um anúncio importante para o Brasil: a renovação do contrato que garante a realização do Smart City Expo Curitiba até 2028. O acordo foi assinado entre a Prefeitura de Curitiba, o iCities, hub brasileiro de cidades inteligentes, e a Fira Barcelona, organizadora do congresso global. A cerimônia de assinatura contou com a presença de Marcelo Fachinello, representante do prefeito de Curitiba; dos sócios do Grupo iCities, Beto Marcelino, Eduardo Marques e Caio Castro; e de Ricardo Zapatero, diretor de Negócios Internacionais da Fira Barcelona.
“O que aconteceu hoje mostra a crença de Curitiba em estar sempre construindo uma cidade melhor e confirma a confiança da Prefeitura no iCities, que há seis anos vem entregando um evento de classe mundial”, destacou Beto Marcelino, presidente do conselho do Grupo iCities.
Segundo Caio Castro, CEO do iCities, o evento deste ano em Barcelona registrou crescimento expressivo, cerca de 20%, reunindo 1.400 empresas e superando seu recorde de público, com mais de 27 mil visitantes. “A Fira entrega à cidade de Barcelona cerca de 5 bilhões de euros por ano apenas com o turismo proveniente de seus eventos”, ressaltou Castro. “Acreditamos que o Smart City Expo Curitiba 2026 será ainda mais surpreendente, com a presença de centenas de representantes dos setores público e privado, focados em soluções cada vez mais inovadoras para as cidades. E, sem dúvida, com uma importante entrega em termos econômicos e de promoção a cidade.”
Mercado mais maduro e foco em inovação

A edição 2025 do evento em Barcelona apresentou uma mudança de perfil no mercado global de cidades inteligentes. O número de empresas de hardware presentes diminuiu, enquanto isso, a presença de empresas de software e consultorias especializadas cresceu, refletindo a maturidade crescente do setor e o foco em soluções globais e de longo prazo.
“Percebemos uma clara evolução na abordagem europeia sobre cidades inteligentes, com maior foco em planejamento estratégico, sustentabilidade e inovação tecnológica”, afirmou Castro.
Delegação brasileira renovada e técnica
O Brasil esteve representado por uma delegação renovada, composta por prefeitos, secretários e gestores públicos de diversas regiões do país. De acordo com Eduardo Marques, membro do Conselho do iCities, embora o número de autoridades tenha sido menor do que em anos anteriores, o grupo demonstrou maior foco técnico e estratégico.
“Os gestores brasileiros mostraram mais interesse em inovação e na criação de soluções práticas para transformar suas regiões. Foi uma participação mais focada e produtiva”, avaliou Marques.
Curitiba se consolida como referência em cidades inteligentes
Com a renovação do contrato até 2028, Curitiba reafirma sua posição como referência latino-americana em inovação urbana, sediando o principal evento de cidades inteligentes do continente. O Smart City Expo Curitiba tem atraído milhares de visitantes e investidores, fortalecendo o cenário de inovação local e impulsionando o turismo de negócios. Em 2026, a edição foi definida para ocorrer entre os dias 18 a 20 de março.
Mais informações sobre a próxima edição do evento, que terá como tema “Cidades como Lugares para Inovar, Criar e Vivenciar”, já estão disponíveis no site oficial.
