Assessoria – O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), unidade de Brasilia, foi o grande vencedor do Prêmio Top Inovação 2025, com o projeto SENAI Play, uma plataforma digital de educação profissional gratuita que democratiza o acesso à qualificação técnica em todo o Brasil. O anúncio dos premiados foi feito na manhã do último sábado, em Curitiba, em cerimônia realizada no campus Divina Providência da Uninter, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da instituição para todo o país. Mais de 100 convidados participaram deste Prêmio, que anualmente reconhece os melhores projetos e ações na área de Inovação, desenvolvidos em diferentes setores e regiões do país.
“Me sinto honrada com esta conquista porque reflete o trabalho que realizamos nos últimos sete anos para proporcionar uma formação profissional gratuita, acessível e de qualidade”, afirmou Laíse Caldeira Pedroso, uma das líderes do time do SENAI Play, principal plataforma de educação profissional digital do país, que venceu também na categoria Terceiro Setor. Criada para atender diferentes perfis da sociedade, abrangendo desde jovens em busca do primeiro emprego até trabalhadores da indústria, a plataforma tem hoje mais de 758 mil usuários ativos em 2024 para cerca de 1.160 cursos disponíveis nas áreas como TI, Gestão, Automação e Sustentabilidade, somando mais de 2 milhões de pessoas impactadas e 17 milhões de views nas redes sociais. A vencedora recebeu o Troféu Nacional Top Inovação, certificado e uma bolsa integral em curso de pós-graduação lato sensu na Uninter.
Os demais projetos premiados foram: SIMM.PRO Comunicação Integrada com Passageiros, sistema de áudio desenvolvido pelo VLT em São Paulo (SP), na categoria Empresas; Identificação de Carregamento, desenvolvido por Wellington Portes Dias, de Conselheiro Lafaiete (MG), em parceria com a empresa Gerdau, na categoria Indústria; projeto Policial Militar Mirim, de Mucajaí, em Roraima, na categoria Setor Público; e Cientistas do Amanhã, desenvolvido por Raíssa Castro Schorn em parceria com a UNIJUÍ (Universidade Regional de Ijuí), no Rio Grande do Sul, na categoria Pessoa Física. Os vencedores de cada categoria foram contemplados com troféu, certificado digital e curso de extensão. O polo Garcez, de Curitiba, pelo segundo ano consecutivo obteve o maior número de projetos homologados e recebeu uma premiação de incentivo e divulgação.
Referência em Inovação

O Prêmio Top Inovação Uninter chega à sua 5ª. edição, se consolidando como uma das premiações que reconhece as maiores iniciativas inovadoras do país, em todos os segmentos de atuação público e privado. Este ano, o Grupo Uninter recebeu aproximadamente 250 projetos inscritos numa expressiva participação nacional de 26 estados brasileiros e até mesmo uma proposta internacional vinda dos Estados Unidos.
Os números comprovam que nesta edição, o prêmio reforça o seu alcance e sua capacidade de impulsionar iniciativas que unem conhecimento, tecnologia e impacto social. Os estados com maior número de inscrições foram Paraná (68), São Paulo (50) e Minas Gerais (21). A categoria Pessoa Física foi a que concentrou o maior número de inscrições (41% do total), seguida pelas categorias Empresa, Terceiro Setor, Setor Público e Indústria, demonstrando a diversidade de perfis e de áreas de atuação dos participantes.
Segundo Thais Marion, professora de Pós-Graduação da Uninter e uma das idealizadoras do prêmio, as melhorias implementadas nesta edição elevaram o nível da premiação, tornando o processo mais estruturado e criterioso. “Reorganizamos as categorias de acordo com o perfil dos participantes e adotamos novos critérios de avaliação, valorizando histórias inspiradoras e soluções com impacto real nas comunidades”, destacou.
A comissão julgadora foi composta pelos coordenadores dos cursos de pós-graduação da Uninter e por convidadas externas, sendo Rosemary Suzuki, gerente de projetos sociais do IBGPEX, e Rosane Fontoura, que atuou por 22 anos como coordenadora executiva do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial da FIEP.
“A quinta edição do TOP Inovação mostrou que é um prêmio consolidado uma vez que tivemos um número recorde de projetos inscritos, abrangendo todas as áreas da sociedade e mostrando que o brasileiro é capaz de usar sua criatividade para transformar a comunidade em que atua”, afirmou o pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisas, Nelson Castanheira.
Em cinco edições, o Prêmio Top Inovação Uninter já reconheceu 48 iniciativas de destaque, consolidando-se como um dos mais importantes reconhecimentos acadêmico-sociais do país no incentivo à inovação aplicada à realidade das comunidades e ações de transformação social.
Mais informações e registro completo dos projetos premiados podem ser conferidos em: www.uninter.com/topinovacao
