Assessoria e AEN-PR – O secretário estadual das Cidades, Guto Silva, participou nesta quinta-feira (6) da inauguração do Poupa Tempo Paraná em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A nova unidade funciona no piso G1 do Shopping São José e amplia o acesso da população aos serviços públicos do Estado.
Com 35 funcionários, o espaço terá capacidade para 1.600 atendimentos diários e vai reunir 240 serviços estaduais e federais em um só local, como emissão de documentos, consultas e protocolos. É a quarta unidade do programa no Paraná, após Curitiba, Londrina e Ponta Grossa.
Segundo Guto Silva, o Poupa Tempo reforça o compromisso do Governo do Estado com a eficiência e a inclusão digital. “O programa tem uma natureza muito digital, mas nem todos estão na palma da mão com o celular. A loja física tem esse papel de acolher e atender com qualidade quem ainda precisa do atendimento presencial”, afirmou.
O secretário destacou que o Paraná deve chegar a 20 unidades até julho de 2026. Com mais de 13 mil avaliações e índice de aprovação de 99%, o Poupa Tempo é considerado um dos serviços mais bem avaliados do Estado. “É um espaço que expressa respeito e cidadania. Aqui, o atendimento é rápido e humanizado”, completou o secretário.
Também presente no evento, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, ressaltou que o projeto está dentro da estratégia do Governo do Estado de oferecer serviços de forma simples e acessível. “O Poupatempo Paraná é um espaço de cidadania. Aqui, o pai, a mãe, o trabalhador podem resolver desde a segunda via da carteira de motorista até o seguro-desemprego, além de serviços da Copel, Sanepar e programas de habitação. Tudo isso num ambiente moderno, acolhedor e que respeita o tempo do cidadão”, destacou.
Para a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, a chegada do programa representa um avanço importante para o município. “Ter todos esses serviços concentrados em um único espaço é um grande benefício para a população. É uma iniciativa que descentraliza e facilita o acesso do cidadão aos serviços públicos, não apenas de São José, mas também de cidades vizinhas”, comentou.
