segunda-feira, 3 novembro, 2025
HomePolítica e CidadesTransformação: Projeto Capoeira e Cidadania celebra 20 anos

Transformação: Projeto Capoeira e Cidadania celebra 20 anos

Assessoria – A Capoeira que combina luta, dança, acrobacias, musicalidade e jogo, um símbolo de resistência, expressão e pertencimento. No Brasil, tornou-se um legado cultural popular e, há 20 anos, é também uma importante ferramenta de transformação social da Associação Volvo (AV), responsável pelo projeto Capoeira e Cidadania, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Desde 2005, o projeto oferece aulas gratuitas de Capoeira para crianças, adolescentes e adultos,  atendendo um público variado que abrange estudantes da rede pública e moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Começou com 70 alunos e hoje alcança mais de 300 participantes ativos com um benefício total de aproximadamente 5 mil participantes ao longo de duas décadas. Pessoas que com a Capoeira aprenderam conceitos para a vida.

“Nosso objetivo é usar a Capoeira como ferramenta de desenvolvimento humano e inclusão social. Ela ensina disciplina, respeito, cooperação e cidadania. Neste ano em que a AV completa 45 anos de atividades, é muito especial esse marco dos 20 anos de realização do projeto Capoeira e Cidadania, que tanto já impactou a sociedade, por meio de oportunidades que permitiram a transformação de várias histórias pessoais”, destaca Marli Bonatti, assessora de responsabilidade social da Associação Volvo.

Os ideais do projeto ajudam a manter a roda em movimento e a Capoeira acompanha a vida. Mesmo em tempos de crise, durante a pandemia, o Projeto Capoeira e Cidadania não parou, e as aulas seguiram online, dando continuidade na formação e o vínculo com os alunos em um dos momentos mais difíceis para a sociedade nos últimos tempos.  “O resultado de todo o empenho para a realização do projeto se comprova nas histórias de superação, conquistas escolares, disciplina dos alunos, evolução pessoal, determinação para a realização de sonhos e famílias unidas em torno da cultura e do esporte”, reforça Jorge Luiz de Freitas, o Mestre Piriquito, coordenador do projeto desde a primeira roda.

A cada ano, o tradicional evento de batizado e troca de cordas celebra o aprendizado e a persistência dos alunos, reunindo famílias, mestres convidados e representantes da Capoeira de todo o país. “A Capoeira é uma arte com várias artes. Ela traz música, dança, luta, ancestralidade e coletividade. E é isso que faz dela um instrumento de transformação tão completo”, define o mestre.

Hoje, o Projeto Capoeira e Cidadania é reconhecido como referência dentro da Escola Abadá. Mais que formar atletas, forma cidadãos conscientes e participativos, capazes de somar na sociedade por seus princípios e multiplicar valores de respeito, amizade e solidariedade.

“O projeto capoeira e cidadania pra mim nunca foi apenas capoeira, desde o início, foi também sobre aprender que em todos os âmbitos e aspectos da minha vida eu deveria buscar a excelência, a humildade, respeito. Através do projeto, eu vi a importância de ir atrás dos estudos de uma faculdade e assim, hoje eu também  posso contribuir com a formação das novas gerações no projeto, ensinando o que aprendi”, disse Deise Emily Silva Menezes de Aguiar, professora no projeto.

Em 2025, ao completar 20 anos ininterruptos de atividades, o Capoeira e Cidadania reforça seu compromisso de continuar levando cultura, movimento e cidadania a novas gerações, provando que a roda da vida também gira em favor da inclusão e do futuro.

Leia Também

Leia Também