quarta-feira, 8 outubro, 2025
HomeOpinião de ValorBeto Madalosso transforma legado em inovação gastronômica

Beto Madalosso transforma legado em inovação gastronômica

Assessoria – Há 60 anos, o nome Madalosso se entrelaça com a história da gastronomia curitibana. O restaurante fundado pela família em Santa Felicidade não apenas se tornou o maior da América Latina, como também transformou o modo de reunir pessoas em torno da mesa. Hoje, um dos sucessores dessa tradição, Beto Madalosso, leva adiante esse legado – agora em uma nova dimensão, que conecta Curitiba ao cenário gastronômico nacional.

Beto carrega no sangue o espírito empreendedor da família, mas também imprime sua própria identidade nos negócios. “O Madalosso fez história na gastronomia curitibana. E eu sinto que o meu papel é continuar essa transformação, mas agora levando esse movimento para fora da cidade, conectando profissionais e ideias do Brasil inteiro”, resume.

Com formação em Administração, pós-graduação em Economia e curso de Chef de Cozinha, Beto Madalosso decidiu usar seu conhecimento para criar algo novo. Sua primeira empreitada solo foi o Forneria Copacabana, que mais tarde se transformou em Carlo Ristorante. Depois veio o Madá Pizza & Vinho, o Sambiquira e, mais recentemente, o Uma Ova, aberto ao lado do sócio Renan Vargas.

Mas é no Festival Tutano que essa vocação transformadora ganha maior alcance. Idealizado em 2018, o evento começou como uma conversa entre chefs e empreendedores e, com o tempo, se transformou em uma plataforma de conexões que impulsiona Curitiba como um polo de inovação gastronômica. Desde então, o evento já trouxe mais de 200 participações relevantes para o setor, entre eles Alberto Landgraf, Rodrigo Bellora, Manu Buffara, Carolina Ôda, Marcos Livi, Bela Gil e Neli Pereira.

“Nosso objetivo é discutir caminhos para aprimorar a gastronomia brasileira, da técnica ao serviço, da gestão à experiência. É um espaço onde a gente provoca reflexão, mas também celebra o prazer de comer bem”, explica Beto.

Em sua 6ª edição, o evento reuniu 70 expositores na feira gastronômica, 38 aulas-show sobre alimentos e bebidas e 60 palestrantes entre chefs, baristas, produtores e empresários do setor. A programação também contou com 10 atrações musicais locais e uma expedição ao Litoral do Paraná, em parceria com o Sebrae, conectando gastronomia, turismo e cultura regional. entre os destaques desta edição, o inédito Banquete Tutano reuniu seis chefs de renome nacional em um jantar colaborativo de seis tempos para celebrar a união de diferentes estilos e narrativas culinárias.

Leia Também

Leia Também