Assessorias – Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados paranaenses do Republicanos participam, na terça-feira (23), em Curitiba, de encontro estadual para integração das lideranças e preparação do partido para as disputas eleitorais de 2026 e 2028. Organizado pelo diretório do partido no Paraná – presidido pelo ex-deputado federal e comunicador Marcelo Almeida –, o encontro tem o objetivo de aproximar os eleitos em 2024 e unificar discurso, valores e metas da legenda em âmbito estadual.
Com presença em 324 cidades paranaenses, depois da expansão em votos e capilaridade nas eleições de 2024, a meta do diretório estadual é que o Republicanos Paraná tenha posição de destaque nas próximas eleições. “O partido está em ascensão e nos preparamos para que seja protagonista e não coadjuvante em 2026 e 2028. Com coesão, a ideia é crescer, disputar eleições majoritárias e multiplicar cadeiras na Câmara Federal e Assembleia Legislativa”, afirma Marcelo Almeida.
Segundo o presidente do diretório estadual do Republicanos, a legenda pretende ampliar o número de diretórios municipais e alcançar as 399 cidades paranaenses até 2026. A intenção é valorizar e unir as lideranças de todas as regiões paranaenses. “Em vez de visitar cada um em sua cidade, decidimos trazer todos para cá, para conversar, ouvir suas ideias e para que recebam, do diretório, todo o apoio de que precisam para fortalecer a legenda e fazer um excelente trabalho em suas regiões”, diz.
No encontro, será lançado o vídeo manifesto do partido “O Paraná é Um Só”, que reforça a importância da integração e do discurso em uníssono. “O Paraná é um só, o partido – com todos os seus integrantes – é um só e queremos estar unidos em uma só visão.”, completa.
O Republicanos, partido que governa o maior estado do país com altos índices de aprovação – com Tarcísio de Freitas em São Paulo – tem o deputado federal Diego Garcia como representante do Paraná na Câmara Federal e conta com dois representantes na Assembleia Legislativa do estado, os deputados estaduais Cantora Mara Lima e Alexandre Amaro. O partido também tem representação no Governo Ratinho Junior, com o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos, Gilson Santos.
O encontro terá a participação do advogado Cássio Prudente Vieira Leite, especialista em Direito Eleitoral, que vai conversar sobre prestação de contas com os participantes, que vão receber uma nova cartilha com regras eleitorais, preparada pelo diretório estadual. O evento será realizado no auditório Paulo Autran, no shopping Novo Batel, das 9h às 13h.
Romanelli pede para Senado arquivar “PEC da Bandidagem”

O deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD) pediu nesta quinta-feira, 18, que os senadores rejeitem e arquivem a PEC da Blindagem, aprovada em dois turnos na Câmara dos Deputados, e que agora segue para análise do Senado Federal. “É uma vergonha nacional. Para mim, essa é a PEC da Bandidagem. Eu espero que o Senado da República dê um freio de contenção e arquive essa grande bobagem”, disse.
“Enquanto o povo enfrenta dificuldades, parte do Congresso aprova uma proposta que só serve para proteger parlamentares que efetivamente praticaram crimes contra o erário, dos que atentaram contra a democracia e dos que querem se esconder da Justiça atrás de um mandato parlamentar”, completou.
Romanelli disse ainda que o País precisa de mais transparência, responsabilidade e compromisso com a população – “não de privilégios que afastam os parlamentares da lei e da sociedade que representam”. “O Brasil tem que avançar com a sua democracia e não retroceder”.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), encaminhou a PEC à CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), mas já adiantou que é contra a proposta e não pretende acelerar a tramitação do projeto. Agora, caberá à CCJ decidir sobre o relator da PEC.
Maria Victoria garante recursos para a Festa Literária Internacional de Maringá

A deputada estadual Maria Victoria (PP) viabilizou uma emenda parlamentar de R$ 200 mil do programa “Paraná Mais Eventos”, da Secretaria de Turismo, para a 12ª Festa Literária Internacional de Maringá (FLIM). O recurso será aplicado em itens essenciais de infraestrutura, como gerador, tendas, sonorização e equipamentos de apoio, assegurando que a cidade receba o evento com a qualidade que o público espera.
A deputada reforçou a relevância de apoiar iniciativas que unem cultura, turismo e desenvolvimento. “A FLIM é um patrimônio cultural de Maringá e um dos maiores eventos literários do Brasil. Esse recurso contribui para que o festival cresça ainda mais, oferecendo qualidade e estrutura adequada para receber leitores, autores e visitantes de diversas regiões”.
De 8 a 12 de outubro, o centro de Maringá se transforma em palco da literatura. Realizada na Travessa Jorge Amado, a FLIM 2025 destaca a diversidade cultural e promove encontros entre leitores, escritores, artistas e visitantes em uma programação gratuita. O secretário de Cultura de Maringá, Tiago Valenciano, agradeceu o investimento e ressaltou o impacto da emenda.