quarta-feira, 17 setembro, 2025
HomeMercadoEvento debate iniciativas para reduzir pegada de carbono

Evento debate iniciativas para reduzir pegada de carbono

Assessoria – Na próxima terça-feira (23), a Comissão de Sustentabilidade da BPW Curitiba (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Curitiba) realiza um evento voltado para o empreendedorismo sustentável em que o tema central será a pegada de carbono. O termo se refere a medida da quantidade total de gases de efeito estufa emitidos, direta ou indiretamente, por uma pessoa, empresa, produto, serviço ou até mesmo um evento.

O público presente ao encontro poderá conhecer cases de sucesso, estratégias práticas para reduzir a pegada de carbono e participar de palestras com as especialistas Fabiana Romanelli, doutora em ciências e especialista em sustentabilidade; Rosane Fontoura, administradora de empresas especializada em projetos empresariais públicos e privados – ODS; e Marilice Collin, especialista em direito ambiental e sustentabilidade.

A coordenadora de sustentabilidade da BPW Curitiba, Birgit Marsili, entende que a necessidade de discutir e implementar soluções que reduzam a pegada de carbono é urgente. “Como empresária e signatária do pacto da ONU, compreendo que as ações necessárias precisam ser implementadas o quanto antes. Apresentar esse tema para a sociedade e para as pequenas e médias empresas é de extrema importância. Precisamos deixar o mundo melhor para as próximas gerações”, afirma Birgit, que é proprietária da Lavoutique Lavanderia & Costura e da Briller Lavanderia Self-Service.

O evento é gratuito e será realizado na UNIOPET, no Centro Cívico. As vagas são limitadas e é preciso fazer a inscrição pelo link.

Pegada de carbono nas pequenas empresas

Com a COP30, 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, marcada para novembro de 2025, em Belém do Pará, o Brasil se torna o centro das atenções globais em debates sobre sustentabilidade e o futuro do planeta. Embora grandes corporações já estejam sob a observação pública e a pressão por metas de descarbonização, é fundamental que as pequenas e médias empresas (PMEs) também comecem a encarar a importância de suas pegadas de carbono.

Gases resultantes da pegada de carbono, como o dióxido de carbono (CO2​) e o gás metano (CH4​), são os principais responsáveis pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas.“Para as empresas, entender e gerenciar essa pegada não é apenas uma questão ambiental, mas também um diferencial competitivo e econômico”, complementa Birgit.

A redução das emissões pode levar à otimização de processos, diminuição de custos com energia e matérias-primas. Consumidores e investidores estão cada vez mais atentos às práticas sustentáveis e empresas com menor impacto ambiental tendem a ser mais valorizadas.

Serviço: Empreendedorismo Sustentável

  • Data: 23 de setembro (terça)
  • Horário: 19h
  • Local: UNIOPET – Centro Cívico
  • Endereço: R. Nilo Peçanha, 1501 – Bom Retiro
  • Inscrições
  • Evento gratuito
Leia Também

Leia Também