quarta-feira, 17 setembro, 2025
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Cuidado: sua empresa mudou de categoria e você não percebeu

Por Eloi Zanetti* – Observe que nas lutas de boxe das categorias mais leves: mosca, pena e galo, os lutadores se digladiam com violência e dificilmente caem. E como, nas lutas dos pesados, um soco só, bem colocado, derruba o lutador, levando-o quase sempre a nocaute.

“O Lutador que é nocateado quer ser nocateado” –

Joe Damascio – treinador de Cassius Clay

No mundo das empresas é a mesma coisa. Pequenas e médias brigam desesperadamente, passam por extremas dificuldades e raramente saem de cena. Para as grandes, um golpe certeiro, fora de hora, pode colocar tudo a perder. Quantas empresas de grande porte não vimos cair aos pedaços, indo à lona por decisões estratégicas desastradas, descuido, baixa de guarda e, muitas vezes, até pela vaidade ilimitada dos seus executivos e proprietários?

Por isso, fique atento: sua empresa pode ter mudado de categoria e você ainda não percebeu. Será que ela é ainda a pequena ou média empresa que você pensa que é ou já subiu para uma categoria maior e não o avisaram? Se isso aconteceu, é bom começar a tomar as devidas providências para sobreviver ao novo estilo de luta. O patamar dos pesados exige maior atenção, pois os concorrentes serão mais agressivos e olharão para sua empresa com outros olhos e interesses. Você passou a incomodá-los. Lutar na categoria dos “de cima” não dá muito espaço para ingenuidade, falta de malícia, descuido, pausa para descanso, baixa de guarda e tomada de fôlego.

As modalidades das categorias mais pesadas exigem dureza no preparo físico. Você vai ter que estar apto para agüentar os dez assaltos normais da luta e mais alguns, se for necessário. O treinamento é mais exigente, os treinadores, preparadores físicos e sparrings extremamente profissionais, e a atenção à luta deve ser redobrada.

O preparo do pessoal que atualmente trabalha na empresa é outro. Aliás, está na hora de rever o seu quadro de colaboradores. Eles servem para o novo estilo de luta ou estão assustados e perdidos? Pois é aí que está o perigo: muitas empresas sobem de ranking e as cabeças dos dirigentes e colaboradores permanecem como se estivessem ainda nos velhos tempos.

Na luta dos pesados, as estratégias de marketing, vendas e gestão devem ser trabalhadas com inteligência e refinamento. O planejamento comercial deve ser audaz e ao mesmo tempo cauteloso. O apoio às vendas, aos representantes, lojistas e vendedores precisa de atenção constante. A nova ordem para a equipe é: deixem de pensar pequeno.

O velho portfólio mal acabado e sem graça já não serve mais. As comunicações interna e externa passam a ser ferramentas de vital importância e necessitam de profissionais habilitados. Seus anúncios não circulam somente na região e sim em mundos maiores. E cuidado com esta história de “eu tenho um sobrinho que faz mais barato”. Isto pode sair muito caro.

Mas nem tudo são espinhos no Olimpo. Se as exigências cresceram, as recompensas também são maiores. É por isso que as luvas (dinheiro pago aos lutadores) de um peso pesado sempre são maiores do que as das outras categorias. Existem poucos Tysons, Holyfields e Foremans e muitos Popós.

Por isso, tome o máximo cuidado quando sua pequena, risonha e franca empresa começar a crescer. Atente aos conselhos do velho treinador Marck (Clint Eastwood, no filme A Menina de Ouro): “Proteja-se sempre. Proteja-se sempre. Não baixe a guarda nunca.” Você pode levar uma e nem saber porque saiu de cena.

*Eloi Zanetti é escritor, especialista em marketing e comunicação corporativa. Contato: eloizanetti@gmail.com

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