Redação e AEN-PR – O Paraná vem registrando um aumento expressivo no turismo nos últimos anos, das praias e atrativos naturais às belezes históricas, urbanas e arquitetônicas. O estado recebeu mais de 764 mil turistas estrangeiros entre janeiro e agosto de 2025, com a Argentina como principal país de origem.
O setor de turismo no Paraná tem um PIB estimado em R$ 12 bilhões. O Paraná teve aumento de 2,6% no volume de vendas de atividades turísticas em maio em comparação com abril, desempenho superior à média nacional que caiu 0,7% no período. O Estado alcançou o melhor desempenho do Brasil no quinto mês do ano, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os dados mostram que o Paraná se destaca em relação à média nacional e mantém crescimento consistente também nos indicadores dos últimos 12 meses e no acumulado do ano (janeiro a maio). O segundo melhor resultado foi o Rio de Janeiro, que cresceu 2,3% em maio ante abril.
Mas você conhece o Paraná? Veja 10 cidades dentre as mais visitadas do Estado e seus principais atrativos.
Foz do Iguaçu
Lar das Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves, a Usina de Itaipu e o Marco da Tríplice Fronteira, com a Argentina e o Paraguai. Com uma extensão de 2,7 km e atravessando a fronteira com a Argentina, as Cataratas são formadas por centenas de cascatas, entre elas a Garganta do Diabo, com 80 m de altura.
Curitiba
A capital, bastante conhecida pelo Jardim Botânico, Museu Oscar Niemeyer, Parque Tanguá e a Ópera de Arame. Conta ainda com inúmeras opções de passeios e tours temáticos. Nos últimos anos, vem se consolidando como destino turístico no Natal, com atrações gratuitas pelos parques, praças e locais públicos. Possui duas Indicações Geográficas (IG) em sua gastronomia: as Broas de Centeio e a Carne de Onça.

Ilha do Mel
Um paraíso natural no litoral paranaense com praias e trilhas, festivais de música e muito mais. Tem como principais atrativos a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, o Farol das Conchas e a Gruta das Encantadas.

Lapa
Uma das cidades históricas e turísticas mais antigas do Paraná, com um centro histórico bem preservado que remete ao período do Cerco da Lapa, quando a cidade ajudou a conter heroicamente os revolucionários da Revolução Federalista. Apesar da eventual derrota por falta de recursos, após 26 dias de cerco, a resistência deu ao governo republicano o tempo necessário para organizar as defesas e vencer o conflito. A Lapa conta ainda com gastronomia tropeira e especialidades locais como a coxinha de farofa.

Morretes e Antonina
Famosa pela beleza do litoral, pela Estrada de Ferro de Morretes, ligando a cidade à Curitiba em passeios de trem, e pelas atrações turísticas no Rio Nhundiaquara. O parque ecológico Ekoa Park também merece uma visita.
Morretes é a terra do famoso Barreado do Litoral, que tem Indicação Geográfica, e de eventos culturais e musicais ao longo do ano. Igualmente atrativa é a cidade vizinha de Antonina, com seu charmoso centro histórico. A Cachaça de Morretes e a Bala de Banana de Antonina são duas Indicações Geográficas da região.

Ponta Grossa
Maringá

Conhecida pela preservação ambiental, a cidade oferece ótimos parques e uma atmosfera agradável. Maringá é uma das principais cidades do estado, na região Norte, reconhecida por seu planejamento urbano exemplar e sustentabilidade. A Catedral Basílica e o Parque do Japão estão entre seus atrativos.
Londrina

Cidade com selo A no Mapa do Turismo Brasileiro, Londrina, na região Norte, oferece atrações naturais como o Lago Igapó, o Jardim Botânico e o Salto do Apucaraninha. Explore a cultura local no Museu Histórico e na Catedral Metropolitana, além de eventos como o Festival Internacional de Música de Londrina. A cidade também oferece opções de lazer e uma vida urbana desenvolvida.
Prudentópolis

Chamada de “Terra das Cachoeiras“, os chamados “saltos”, é famosa pelo Salto São Francisco, uma das maiores quedas d’água do Brasil. Marcada pela riqueza cultural da comunidade de descendentes ucranianos. O município é a segunda maior cidade da região Centro Sul e Centro Oeste do estado, atrás apenas de Guarapuava. Possui ainda uma Indicação Geográfica: a Cracóvia de Prudentópolis.
Palmeira (Colônia Witmarsum)

Uma colônia de descendentes de imigrantes alemães com forte cultura e culinária típica, marcada por cafés coloniais, localizada na cidade de Palmeira, a 68km de Curitiba. O Museu Menonita, sobre a história local, o Museu de Chocolate Kakao Wit, com degustação, e a Vinícola Witmarsum, para provar vinhos e fazer piqueniques, são atrações da colônia. Tem como IG o queijo da Colônia Witmarsum.