Assessoria – O tradicional Bar do Alemão acaba de conquistar a certificação da Associação dos Amigos da Onça (Aaonça) por servir a autêntica “carne de onça de Curitiba”. O prato típico da capital paranaense é registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Com a novidade, já são três os bares certificados pelo conselho regulador: Silzeus, Bar da Fábrica Bastards e Bar do Alemão.
Para receber a certificação, os estabelecimentos precisam cumprir uma série de exigências: servir a receita original da carne de onça de Curitiba; apresentar documentação em dia, incluindo alvarás e licenças sanitárias; comprovar a procedência dos insumos utilizados; adotar boas práticas de manipulação de alimentos. Além disso, integrar a Associação dos Amigos da Onça e recolher a taxa de confecção da placa e do certificado. Outros bares e restaurantes da cidade já estão em processo de certificação.
A receita registrada no INPI prevê a seguinte composição: fatia de broa de centeio, carne crua moída de patinho ou alcatra, cebola branca e cebolinha verde picadas, sal, pimenta-do-reino e azeite extravirgem.
Estabelecimentos interessados em obter a certificação podem solicitar mais informações e encaminhar a documentação pelo WhatsApp (41) 9941-9372.