quarta-feira, 27 agosto, 2025
HomeCiência e FéONG curitibana forma voluntários de contação de histórias

ONG curitibana forma voluntários de contação de histórias

Assessoria – Fundado em Curitiba em 2005, o Instituto História Viva celebra um marco em sua trajetória: a formação da primeira turma de voluntários em Florianópolis. O encerramento da formação, iniciado em maio deste ano, terá apresentações especiais que coincidem com o Dia Nacional do Voluntário, em 28 de agosto.

O projeto tem como essência valorizar a memória e as experiências de pessoas idosas, transformando vivências em narrativas afetivas e poéticas. A metodologia consiste em ouvir histórias reais, ressignificá-las e devolvê-las de forma encantada, promovendo escuta, afeto e autoestima.

“O nascimento da primeira turma de Florianópolis representa um marco na história do Instituto História Viva. Me sinto feliz e realizada por esse momento histórico”, afirma Roseli Bassi, fundadora da ONG.

Programação de apresentações

As primeiras contações ocorrem no Educandário Santa Catarina, em São José, no dia 27 de agosto, em três sessões (9h, 10h30 e 14h). No mesmo dia, às 18h, haverá o espetáculo “Ouvir e Contar – Histórias Vivas de Idosos”, aberto ao público na Livraria Divertida, no bairro Córrego Grande, em Florianópolis.

Nos dias 29 e 30 de agosto, os voluntários retornam ao Asilo Irmão Joaquim e ao Lar São Francisco, onde estiveram em junho ouvindo histórias de cerca de 20 idosos, para apresentar as narrativas recontadas de forma lúdica e acessível, com interpretação em Libras.

Um legado curitibano que se expande

Desde sua fundação, em Curitiba, o Instituto História Viva já impactou milhares de pessoas em hospitais, lares e instituições de acolhimento, formando voluntários que unem gerações por meio da arte de ouvir e contar histórias. Agora, a chegada a Florianópolis inaugura um novo capítulo dessa trajetória, ampliando o alcance do projeto em Santa Catarina.

A próxima cidade a receber o projeto será Balneário Camboriú.

Leia Também

Leia Também