Assessoria – O Programa Guritiba, projeto cultural e social que tem como foco a democratização do acesso à arte para crianças, adolescentes, educadores e suas famílias, inicia sua nova fase promovendo a formação de plateia em escolas e instituições sociais da região Leste do Paraná. Nesta primeira etapa, o programa desembarca na cidade de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, com oficinas e ações artísticas que abordarão temas afro-brasileiros, africanos e indígenas.
No dia 19 de agosto, o programa promoveu a oficina “Oralidade Ancestral: Trabalhando as culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas”, para professores da rede municipal de ensino, com duas turmas no Auditório da UNIFACEAR (Av. das Araucárias, 3803 – Thomaz Coelho). O objetivo foi apontar os pontos em comum entre as culturas afro-brasileiras e as indígenas, como a oralidade na forma de ensino cultural e ancestral, assim como a teatralidade como princípio educador.
O encontro foi ministrado pelo produtor cultural Will Costta; pela atriz e contadora de histórias Solaris; e pelo historiador Alisson Gonçalves.
Já no dia 20 de agosto, ocorre a oficina “Raízes que Educam”: Oficina Intercultural para Educadores”, que propõe um vivencial para educadores com foco em práticas pedagógicas interculturais, enfatizando a educação para paz e integrando saberes afro-brasileiros, africanos e indígenas, com uma abordagem prática e sensível, fundamentada em corporeidade, escuta e ancestralidade. O encontro será mediado pela Arte-Educadora, Pesquisadora de Danças e Culturas Africanas e Afro-Pindorâmicas, Stephanie Fernandes; e pelo Mestre em Ciência da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Dr. Gilson Lubalo Pembele.
Como o principal foco do Programa Guritiba são as crianças e os adolescentes, entre os destaques da programação estão duas oficinas para alunos do Ensino Fundamental da rede pública de Araucária.
No dia 26 de agosto, com turmas do Infantil 4 e 5 do CMEI Tereza de Benguela, ocorre a oficina para crianças “Tons da Terra, Tons da Pele”, que propõe uma experiência sensível para a experimentação com diferentes tons de terra, fazendo relação com as nuances de tons de pele. Por meio da mistura das terras, conversas e auto-observação, as crianças serão convidadas a perceber as múltiplas nuances que compõem a diversidade humana e dos solos. A oficina será ministrada pela Doutora e Mestra em Educação pela UFPR e pesquisadora das temáticas de pós colonialismo, raça e gênero, Aline Di Giuseppe; e pela artista licenciada em Artes Visuais pela UNESPAR e pesquisadora sobre manifestações populares, Mariana Vargas.
“O Programa Guritiba tem a missão de levar pautas plurais e que apresentem questões sociais importantes, que são do cotidiano das crianças e dos adolescentes atendidos pelo programa, sempre por meio da arte e da educação cultural, formando plateias e promovendo o conhecimento”, explica Fabíula Passini, diretora do Programa Guritiba.
O Programa Guritiba é apresentado por Peróxidos do Brasil e CNH Capital – New Holland, com patrocínio de Grupo Barigüi, Ritmo Logística e BRFértil Fertilizantes, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução. Acompanhe as novidades e informações do Programa Guritiba pelas redes sociais oficiais, no Instagram @programa.guritiba e no Facebook.com/guritiba