sábado, 30 agosto, 2025
HomePolítica e CidadesBiblioteca Pública do Paraná estreia com programação na Flip

Biblioteca Pública do Paraná estreia com programação na Flip

A Biblioteca Pública do Paraná (BPP), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC), participará pela primeira vez da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um dos eventos mais importantes da cena literária nacional e internacional. A estreia da BPP acontecerá na edição de 2025, que presta homenagem ao escritor, poeta e intelectual curitibano Paulo Leminski.

O estande da Biblioteca será instalado na Praça Aberta, espaço oficial da Flip dedicado a ações de fomento à literatura e à democratização do livro. Durante os dias 30 de julho a 3 de agosto, o local será palco de mesas de conversa, lançamentos, distribuição gratuita de obras de autores paranaenses, do jornal Nicolau e da revista Joaquim.

A programação destaca nomes como Luci Collin, Julia Raiz, Estrela Leminski e Ivan Justen Santana, além do lançamento oficial de publicações lançadas através do Edital Outras Palavras, que incentivou a publicação de novos títulos com recursos da Lei Paulo Gustavo. Também serão levados livros editados pela Biblioteca, com títulos como: “Operação impensável”, de Vanessa Bárbara; “Narrativas Gráficas Curitibanas: 210 Anos de Charges, Cartuns e Quadrinhos”, de José Aguiar; os dois volumes de “101 Poetas Paranaenses”, organizados por Ademir Demarchi; “Roteiro Literário: Helena Kolody”, de Luísa Cristina dos Santos Fontes; e “Roteiro Literário: Jamil Snege”, de Miguel Sanches Neto.

Banner BPP na Flip. Arte por Iuri De Sá.

“Essa participação marca um momento histórico para a cultura do Paraná. É uma grande alegria ver a Biblioteca Pública do Paraná ocupando um espaço de protagonismo em um evento tão relevante para o país, justamente no ano em que celebramos Leminski, um dos maiores nomes da nossa literatura, e no centenário de Dalton Trevisan”, afirma Luciana Casagrande Pereira, secretária de Estado da Cultura do Paraná.

Segundo o diretor da BPP, Luiz Felipe Leprevost, o estande funcionará como um ponto de encontro e articulação do setor editorial paranaense. “Queremos oferecer um espaço de acolhimento, interlocução e apoio institucional a autoras, autores, tradutoras, tradutores e profissionais do mercado editorial do Paraná. A Flip é uma grande vitrine e essa presença reforça o papel da Biblioteca como agente ativo da política cultural do Estado”, destaca.

A ação integra as estratégias da SEEC de valorização da literatura paranaense e ampliação do acesso à produção cultural do Estado, reforçando o compromisso do Governo do Paraná com a difusão do livro, da leitura e da formação de leitores.

Leia Também

Leia Também