domingo, 31 agosto, 2025
HomePolítica e CidadesCaminhada do Meio-Dia reúne 2 mil pessoas em Curitiba

Caminhada do Meio-Dia reúne 2 mil pessoas em Curitiba

Bem Paraná e AEN-PR – A Caminhada do Meio Dia, evento que marca o combate à violência contra a mulher e o feminicídio, reuniu mais de 2 mil pessoas em Curitiba. A caminhada percorreu o calçadão da Rua XV. A mobilização, promovida pelo Governo do Estado, Prefeitura e outros órgãos, aconteceu na Capital e em outras 180 cidades paranaenses, com a participação de mulheres e homens de todas as idades. Esta foi a terceira edição da caminhada.

Esta é a terceira edição da caminhada, organizada pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Casa Civil, a Defensoria Pública e outros órgãos. Segundo a secretária Leandre Dal Ponte, o objetivo é sensibilizar a sociedade para a urgência do enfrentamento à violência de gênero e valorizar as políticas públicas em defesa da vida das mulheres.

“É importante registrar que a violência não é um problema privado, mas uma ferida social. A Caminhada do Meio-Dia, que nasce da dor mas caminha na esperança por um mundo melhor, é um ato público de mobilização, conscientização e, principalmente, uma manifestação clara de que a violência contra a mulher não é mais aceita em nosso Estado”, afirmou.

Tatiane Spitzner

Tatiane Spitzner

O Paraná implementou uma série de ações para combater a violência contra a mulher. Uma delas, foi instituir o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, 22 de julho, por meio de Lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Ratinho Junior. A data foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, em Guarapuava e, além da lembrança, é um dia de mobilização.

“No Paraná, o combate ao feminicídio é tratado de forma ampla e integrada entre as forças de segurança, das Delegacias da Mulher aos atendimentos diários da Polícia Militar. Nesse contexto, em 2024, a Secretaria da Segurança Pública (Sesp) criou o Programa Mulher Segura, que traz uma série de ações para coibir crimes praticados contra mulheres. Neste ano, ele foi expandido a todos os 399 municípios paranaenses. Queremos continuar atuando de maneira muito séria e estratégica nessa área”, ressalta o secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

Programa Mulher Segura

O Programa Mulher Segura tem por objetivo o enfrentamento aos diversos tipos de violências de gênero contra a mulher, tais como o feminicídio, estupro e outras modalidades de violência doméstica, com ações de prevenção. O programa trabalha com dois segmentos: o Mulher Segura e o De Homem Para Homem. O primeiro é voltado para mulheres e o segundo para os homens, buscando o engajamento deles no combate à violência de gênero.

Leia Também

Leia Também