Com informações de O Globo – Morreu nesta terça-feira (22) o músico Ozzy Osbourne, pioneiro do heavy metal, aos 76 anos. O lendário vocalista da banda Black Sabbath apresentou o show de despedida de sua carreira em 5 de julho. A causa da morte não foi divulgada.
Osbourne enfrentava vários problemas de saúde nos últimos anos. “Morreu cercado de amor”, disse um comunicado de sua família nesta terça-feira. “É com mais tristeza do que meras palavras podem expressar que temos que informar que nosso amado Ozzy Osbourne faleceu esta manhã.
Trajetória de Ozzy

John Michael Osbourne, mais conhecido pelo nome artístico Ozzy Osbourne, nasceu em 1948. Natural de Birmingham, na Inglaterra, teve uma série de empregos antes de se tornar artista. Dentre os muitos trabalhos, atuou como operário, encanador e trabalhador de matadouro, após abandonar a escola aos 15 anos.
Em entrevista no final de 2023 à Rolling Stone UK, Ozzy disse que não queria uma existência “longa e miserável” e que teria “no máximo mais 10 anos de vida”. Ele disse que ficou “praticamente incapacitado” devido a várias cirurgias nas costas após os médicos encontrarem um tumor na sua coluna em 2019. O músico também foi diagnosticado com Parkinson naquele ano. Apesar disso, ele também afirmou ficar irritado com as pessoas dizendo que está “lutando sua última baralha”.
— Não tenho medo de morrer, mas não quero ter uma existência longa, dolorosa e miserável. Gosto da ideia de que, se você tiver uma doença terminal, pode ir a um lugar na Suíça e resolver isso rapidamente. Vi meu pai morrer de câncer — disse o vocalista do Black Sabbath.
“Eu disse para a Sharon que fumei um baseado recentemente e ela disse: “O que você está fazendo? Isso vai te matar!” Eu disse: “Por quanto tempo você quer que eu viva?!” No máximo, tenho mais 10 anos e quando você é mais velho, o tempo acelera. Eu e Sharon comemoramos nosso 41º aniversário de casamento recentemente, e isso é simplesmente inacreditável para mim!
Em sua vida pessoal, o cantor teve um primeiro casamento com Thelma Riley entre 1971 e 82, e foi casado com Sharon Osbourne desde 1982. Teve ao todo sete filhos, entre eles Kelly e Jack Osbourne.
Show de despedida
A formação original do Black Sabbath fez um show de despedida no último dia 5 de julho no Villa Park, estádio em Birmingham, cidade inglesa onde o grupo foi formado no fim dos anos 1960. O vocalista Ozzy Osbourne, o guitarrista Tony Iommi, o baixista Geezer Butler e o baterista Bill Ward subiram ao palco juntos pela última vez em um festival beneficente, com uma série de artistas e bandas de metal.
Além da plateia que lotou o estádio de sua cidade natal, o show foi transmitido para milhares de espectadores que acompanharam o evento pela internet.
Nos últimos 10 anos, o artista se apresentou três vezes em Curitiba, nos anos de 2015, 2016 e 2018. O segundo show foi ao lado do Black Sabbath, enquanto os outros dois envolveram apresentações solo, segundo informações do Bem Paraná.