Assessoria – Em comemoração ao Dia Nacional da França, celebrado em 14 de julho, a sede da Aliança Francesa em Curitiba abre suas portas na próxima segunda-feira (14), às 19h, para duas exposições que homenageiam artistas profundamente ligados à história da instituição, Paul Garfunkel e Karlos Rischbieter.
A mostra dedicada a Paul Garfunkel reúne 40 obras do pintor e ilustrador francês, que retratou o país com olhar sensível e traços minuciosos. Garfunkel chegou ao Brasil em 1927 e registrou suas impressões em uma obra vasta, na qual se destacam dois álbuns de viagem ilustrados, publicados em 1958 e 1962, trabalhos que o fizeram ser comparado ao também francês Jean-Baptiste Debret, que documentou visualmente o Brasil no século XIX.
Suas imagens mesclam aquarela e grafite, retratando cenas do cotidiano, paisagens e personagens brasileiros com riqueza de detalhes e delicadeza. Elas foram produzidas, após Garkfunkel ser demitido de uma empresa francesa por ter apoiado a Revolução de 1932, ocasião em que se mudou para Santos, no litoral paulista, e passou a se dedicar a empreendimentos que o trariam ao interior do Paraná e às artes. A exposição propõe uma imersão na visão estrangeira apaixonada de Garfunkel, que viu no Brasil um campo fértil para a arte e a inspiração.
Na segunda exposição, que ficará exposta no Café Louis Philippe, a Aliança Francesa apresenta uma seleção de 28 obras gráficas de Karlos Rischbieter, que foi presidente e conselheiro da “Alliance”, e um artista que se dedicava à criação de aquarelas e grafismos marcados pela leveza e pela introspecção. Seus trabalhos, que transitam entre o abstrato e o figurativo, revelam grande sensibilidade e a busca constante por equilíbrio estético. A mostra celebra não apenas a produção artística de Rischbieter, que era conhecido por ter sido presidente da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil e Ministro da Fazenda, mas também o seu espírito criativo, que se expressava mesmo fora dos holofotes.
Madame Garfunkel
Ainda no evento, a Aliança Francesa vai homenagear Hélène Garfunkel, conhecida como Madame Garfunkel, esposa de Paul e sogra de Rischbieter, figura querida de Curitiba que há 80 anos fundou aqui a instituição à qual dedicou sua vida. Madame Garfunkel foi por décadas a grande embaixadora da França entre nós. O programa de bolsas de estudos que ela comandou enviou para a França desde artistas como Poty até arquitetos como Jaime Lerner e grande parte da equipe que viria a revolucionar o nosso urbanismo nos anos 1970.
As exposições serão abertas ao público no dia 14 de julho, na sede da Aliança Francesa de Curitiba, como parte das celebrações da Queda da Bastilha, data símbolo da Revolução Francesa e da valorização da liberdade, da arte e da cultura. A entrada é gratuita.
Serviço: Exposição Paul Garfunkel | Exposição Karlos Rischbieter
- Data: 14 de julho de 2025, segunda-feira
- Horário: 19h
- Local: Aliança Francesa de Curitiba. Rua Prudente de Moraes, 1101.