Assessoria – O Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR) realizará, na próxima semana, uma ação intensiva de fiscalização no litoral do estado. A iniciativa integra um esforço contínuo da entidade para garantir o exercício legal da profissão e orientar empresas e órgãos públicos sobre a importância da atuação de profissionais devidamente registrados.
Durante a ação, o fiscal e administrador Adriano Lopes de Cordova visitará municípios da região litorânea com dois focos principais: nas empresas privadas, a verificação se concentrará em serviços de consultoria nas áreas da Administração; já nos órgãos públicos, a ênfase será nas licitações que envolvam atividades privativas dos profissionais da área.
“A presença do fiscal in loco é indispensável. A fiscalização presencial permite apresentar o Conselho à sociedade, levar orientações ao setor público e privado, fomentar a ciência da Administração no mercado e, ainda, colher informações e demandas locais para transformá-las em ações estratégicas”, destaca Cordova.
De acordo com a Lei nº 4.769/65, que regula a profissão, empresas que atuam em campos da Administração – como consultorias, agências de estágio, organizadoras de concursos públicos e prestadoras de serviços terceirizados com fornecimento de mão de obra – devem estar registradas no CRA-PR e contar com um profissional habilitado como responsável técnico.
A ação faz parte de uma mobilização estadual promovida pelo CRA-PR, que busca valorizar os profissionais da Administração, garantir a legalidade na contratação de serviços e reforçar a segurança jurídica e a eficiência na gestão de empresas e instituições públicas.