Por Aline Cambuy* – A compra de uma chácara em Quitandinha (PR), cidade a cerca de 60 quilômetros de Curitiba, foi o ponto de partida para a marca paranaense que soube transformar uma fonte natural em um empreendimento sólido e sustentável. Com mais de 20 anos de experiência como distribuidor da Coca-Cola, Célio Baggio viu ali uma oportunidade e também um novo propósito. A história da Font Life é sobre visão, persistência e conexão com a comunidade. Um exemplo de como negócios e pessoas, juntos, podem gerar impactos positivos e duradouros.
A propriedade adquirida possuía licença para exploração de água mineral e Baggio, movido pelo espírito empreendedor, decidiu estudar sobre o tema. “Investi, pesquisei e perfurei um poço, que revelou uma água mineral de qualidade. Assim começou o projeto da Font Life”, relembra o empresário.
O início, no entanto, foi desafiador. “Foram cinco anos no vermelho, acreditando no potencial de um produto premium, mesmo em um mercado competitivo e ainda marcado pela informalidade”, recorda. A aposta deu certo. Hoje, a Font Life é uma das principais marcas de água mineral do Paraná e conta com uma equipe que cresceu de 22 para 200 colaboradores, muitos deles moradores da região, entre Quitandinha, Agudos do Sul, Piên e São Bento do Sul.
Em 2025, a empresa celebra 25 anos com resultados expressivos: faturamento de R$ 100 milhões em 2024, mais de 85 milhões de litros envasados, 45 milhões de unidades vendidas e 10 mil cargas expedidas. Com presença consolidada na Região Metropolitana de Curitiba e no litoral do Paraná, a Font Life mira agora na expansão para todo o estado.

Sustentabilidade na prática
Mais do que um produto, a Font Life tem como pilar o cuidado com o meio ambiente. A empresa mantém mais de 1 milhão de metros quadrados de mata nativa preservada, investe em reflorestamento, logística reversa de embalagens e energia limpa — com 40% da matriz energética abastecida por uma usina solar própria.
“Para garantir a qualidade e a pureza desse bem tão importante, o processo de extração segue normas rigorosas de proteção ambiental. As fontes são cercadas e possuem áreas restritas, com controles de acesso que evitam qualquer risco de contaminação. Além disso, a água é transportada por tubulações feitas de materiais específicos que preservam sua pureza e não alteram o sabor”, explica Baggio.
Certificada pela ISO 9001 há dez anos, a Font Life está em processo de obtenção da ISO 14000, voltada à gestão ambiental. A meta é clara: crescer sem abrir mão da responsabilidade socioambiental.
Qualidade que vem da fonte
Segundo a empresa, a água da Font Life é leve, com baixos níveis de sódio e cálcio e pH equilibrado, atendendo às recomendações médicas e nutricionais. A marca lidera o mercado paranaense de água com gás, com um produto altamente gaseificado, indicado como alternativa saudável aos refrigerantes e para a produção de drinks, alcoólicos ou não.
Para alcançar esse padrão de qualidade, o processo de produção da água com gás exige tecnologia e controle rigoroso. Segundo Alexandre Betiatto, engenheiro da Font Life, tudo acontece em um ambiente controlado. A água com gás é feita adicionando dióxido de carbono (CO₂) sob pressão a água pura, resultando em uma bebida efervescente.
“Quando o CO₂ é dissolvido na água, forma ácido carbônico (H₂CO₃), que dá à água com gás um leve sabor ácido característico. Quando a pressão é liberada (ao abrir a garrafa, por exemplo), parte do gás escapa, formando as bolhas”, explica.
O engenheiro também ressalta os cuidados para garantir a qualidade do produto: “Toda a água passa por testes rigorosos de pureza antes e depois da carbonatação. Além disso, usamos embalagens especialmente projetadas para manter o gás até o momento do consumo.”
Se você conhece uma história inspiradora que mereça ser contada, ou se tem uma sugestão de tema que gostaria de ver por aqui, escreva para negociosegente@gmail.com. Vai ser um prazer te ouvir!
*Aline Cambuy é jornalista com mais de 20 anos de experiência e atua na área da comunicação empresarial. Estudante de Psicologia, une seu olhar crítico e humano para construir narrativas que conectam pessoas e negócios.