Prefeitura de Curitiba – Nesta segunda-feira (12), Curitiba começa a testar o primeiro biarticulado elétrico do mundo. O veículo, produzido pela Volvo na CIC, vai circular na linha 303-Centenário/Campo Comprido. Sem ruído e emissões, o biarticulado elétrico vai operar entre os horários das tabelas oficiais da linha, sem passageiros, mas com bombonas de água e de areia para simular condições severas de operação.
O teste, coordenado pela Urbanização de Curitiba (Urbs), vai submeter o veículo à circulação com superdimensionamento de carga para verificar e assegurar a capacidade de atendimento operacional em linhas do transporte coletivo. A avaliação deve durar cerca de 20 dias.
O teste é um marco para a inovação do biarticulado curitibano que ajudou a popularizar o modelo de canaletas exclusivas, o BRT (Bus Rapid Transit), que completou 50 anos em 2024. O BRT se tornou um exemplo bem-sucedido de transporte de massa e foi responsável por inspirar mais de 200 países. Curitiba tem 90 quilômetros de canaletas.
Ligeirão Leste/Oeste
O teste com o biarticulado faz parte do programa do município que prevê a substituição gradual dos modelos a diesel por veículos zero emissões. Um dos principais projetos do transporte coletivo em implantação, o Ligeirão Leste/Oeste, que utilizará a mesma canaleta onde será realizado o teste, terá frota elétrica.
O modelo testado é o protótipo montado pela Volvo no ano passado, que passou por uma série de pré-testes pelo Brasil. Com 28 metros e carroceria Marcopolo, tem capacidade para transportar 250 pessoas.
Na quinta-feira (8), o prefeito Eduardo Pimentel participou do lançamento da produção em série do chassi biarticulado na fábrica da montadora na CIC. A planta industrial é a única no mundo a produzir em série o modelo e será base também para exportações. Nela também é fabricada a versão elétrica do ônibus articulado.
“No futuro, o BRT com biarticulados elétricos será capaz de transportar a mesma quantidade de passageiros do que um sistema de metrô, mas com custos de implantação e operação infinitamente menores e também com zero emissões”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
Investimentos
O projeto de descarbonização da frota de Curitiba é considerado referência no País por reunir desde um amplo programa de testes da tecnologia até o novo modelo de concessão, em 2025, que já contemplará matriz energética não poluente. Já são sete veículos elétricos em operação na frota de Curitiba, nas linhas Interbairros I e Água Verde. Devem ser adquiridos mais 54 com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), de R$ 380 milhões.
Também já foi aprovado, na Câmara Municipal de Curitiba, o projeto para a aquisição de 70 ônibus, com investimento de R$ 317 milhões, e um empréstimo do KfW Bankengruppe, o banco de desenvolvimento alemão, de €$ 100 milhões, que será usado para a compra de 84 ônibus elétricos e para outros projetos de infraestrutura energética.