sábado, 8 fevereiro, 2025
HomeAgenda CulturalVidal lança exposição Mobilidade Criativa no MuMA

Vidal lança exposição Mobilidade Criativa no MuMA

AssessoriaLuiz Gustavo Vidal, conhecido pela diversidade de seus trabalhos artísticos, tais como diversos murais de azulejos (a exemplo do grande mural da trincheira da rua 13 de Maio no Centro de Curitiba com dimensão de 7m x 7m), com participação em mais de 80 exposições e com obras em diversos acervos, tendo recentemente representado o Estado do Paraná na Casa Brasil, espaço destinado ao Brasil nas Olimpíadas de Paris 2024; – na ocasião: lançará o livro “Mobilidade Criativa” de processos criativos e mostrará vídeos de importantes trabalhos, trazendo a abordagem de uma importante reflexão sobre locomoção, homens, animais e espaço – abordando o tema de maneira universal.

O Centro de Arte Digital do MuMA recebeu nesta quarta-feira (5) o artista e muralista Vidal, com exposição e lançamento de livro sobre Mobilidade Criativa.

As obras que serão apresentadas são um recorte da sua série sobre Mobilidade, nascida de diversos desenhos à mão livre, pintura, gravura e arte digital, onde utiliza superfícies variadas, com cartela de cores fortes e reduzida, trazendo movimento e intensidade ao seu trabalho.

Vale também observar que Vidal também é um artista pioneiro na confecção de obras em ambiente 100% digital, por meio de óculos de realidade aumentada, tendo inclusive replicado algumas de suas obras em diversos locais pelo mundo, como EUA, Espanha, Holanda, Catar, Cape Town, Joanesburgo, Singapura, Malásia, Tailândia, entre outros.

O curador da mostra, Marcelo Conrado aponta que “Vidal tem buscado constantemente a inovação em suas criações. A incorporação de tecnologias imersivas, como realidade aumentada e realidade virtual aliadas a processos tradicionais oferecem novas possibilidades para expandir o conhecimento artístico, proporcionando uma experiência única e envolvente para os espectadores de forma poeticamente visual”.

Nessa dança incessante da humanidade contra o tempo, nasceram novas tecnologias, que moldaram nosso cotidiano, e o artista contemporâneo não pode ficar à mercê das mutações dos elementos, mesmo que exista um desejo nostálgico de reencontrar a pureza de outros tempos.

Assim, nessa exposição o público poderá ver que as criações de Vidal transcendem os limites físicos e ganham vida em ambientes virtuais. Portanto, temos que o projeto “Mobilidade Criativa” representa um marco na convergência entre a arte e a tecnologia, abrindo novas perspectivas para a expressão artística e para a interação através de experiências únicas, transcendendo as barreiras físicas para alcançar um público global.

Ver os resultados concretos desse projeto, que combinam a visão artística de um conceituado artista com a expertise tecnológica, certamente é uma experiência surpreendente e enriquecedora para os apreciadores da arte e da tecnologia, pois confrontam novas formas de narrativa, experimentação estética e colaboração entre diferentes áreas de conhecimento.

O artista Vidal

Vidal (Luiz Gustavo Vardânega Vidal Pinto) nasceu e reside em Curitiba. Artista Visual, desenhista, ilustrador, gravador, muralista e realizador de arte urbana. Vidal tem participado de diversas mostras não só como artista, mas também na qualidade de Curador e Gestor Cultural, tendo sua vida pessoal e profissional direcionada às artes desde a infância, onde iniciou seus estudos de pintura e manteve-se atento e intuitivo, desenvolvendo pesquisas e observações “in loco” em Nova Iorque, Los Angeles, Miami, San Francisco, Lisboa, Hong Kong – cidades que exercem forte influência em sua personalidade artística. Como advogado, especializou-se em Direito Civil, tendo grande foco na questão dos Direitos Autorais em Artes Visuais e na importância da cultura para a resolução de conflitos.

Serviço: Vidal = Mobilidade Criativa
Abertura: 5 de fevereiro, quarta-feira,  às 18:45
Local: MuMA Museu Municipal de Arte – Portão Cultural -Centro de Arte Digital
Av. República Argentina, 3430, Terminal do Portão – Portão – Curitiba
O local conta com diversos estacionamentos nas proximidades incluindo um na parte de trás do Museu.

Leia Também

Leia Também