quinta-feira, 26 dezembro, 2024
HomeCasa e construçãoLivro: Galeria Zilda Fraletti celebra 40 anos de história

Livro: Galeria Zilda Fraletti celebra 40 anos de história

Assessoria – No dia 30 de novembro, a arte e a solidariedade se encontram na Av. Batel, 1750, em Curitiba para o lançamento do livro “40 anos da Galeria Zilda Fraletti”, uma publicação que celebra a trajetória da primeira galeria de arte contemporânea da cidade. 

Com o título “40 anos conectando pessoas à arte”, o livro reúne textos e imagens que contam uma história de dedicação e paixão pela arte, destacando o papel da Galeria Zilda Fraletti na formação do mercado de arte em Curitiba e no Paraná. Durante quatro décadas, a galeria trouxe obras de artistas de todo o mundo, ocupando um espaço central na promoção da cultura e no estímulo a novos talentos.

A obra estará disponível mediante uma contribuição de R$ 50,00, e toda a renda será destinada ao Centro de Neuropediatria do HC-CENEP, que realiza cerca de 1.500 atendimentos mensais para crianças com problemas neurológicos.

Confira alguns registros feitos por Gerson Lima do evento:

Zilda Fraletti e o Presidente da Associação Amigos do HC, Domingos Murta
Zilda Fraletti e Fernando Bini, que ajudou na contextualização que contextualizou das artes visuais no Paraná ao longo dessas quatro décadas

Zilda Fraletti: “Vozes do Paraná”

O perfil de Zilda Fraletti, escrito pelo Professor Aroldo Murá, faz parte do volume 8 da coleção “Vozes do Paraná“, lançado em 2016. Leia um trecho:

Zilda Beltrão Fraletti nunca sofisticou nem superestimou seu trabalho, área que no Brasil ainda é vista como voltada a grupos privilegiados socialmente. Reconhece, no entanto, que ser galerista de arte – ou “marchande de tableaux”, como a profissão foi inicialmente identificada mundo a fora – não é tarefa “para qualquer um”.

O requisito básico, repete sempre, não é apenas o ter tino para negociar, comercializar, abrir e ampliar mercado de obras de arte.

– É preciso muito mais, o primeiro passo do candidato a galerista é que ele ou ela se ache dono(a) de vocação especial. E que tenha, de alguma forma, se sentido “chamado(a)” para esse mundo todo singular e particular. Isso sem excluir uma boa formação, particularmente em História da Arte.

Pois esse “ser chamado(a)”, da forma e com a entonação que essa mulher elegante expressa (ela é uma boa mistura de paranaenses de larga expressão histórica – os Beltrão – e o espírito pioneiro dos Fraletti, italianos que ajudaram no progresso de São Paulo) sempre exigirá maiores explicações.

Zilda Fraletti: “Ars Gratia Artis”

Serviço: 

  • Lançamento do livro “40 anos da Galeria Zilda Fraletti” 
  • Quando: 30/11, das 11h às 15h 
  • Onde: Av. Batel, 1750, Curitiba 
  • Contribuição  R$ 50,00 (com renda integral destinada ao HC-CENEP) 
Leia Também

Leia Também