Assessoria – Curitiba reunirá no dia 6 de novembro grandes nomes da Criminologia, do Direito e das Ciências Jurídicas durante o 1º Congresso Brasileiro de Criminologia. Realizado pelo UniCuritiba, primeira instituição de ensino superior do país a oferecer graduação na área, o evento vai debater o futuro da investigação criminal e os desafios da justiça no Brasil.
As palestras começam às 8h30, no auditório do Campus Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças) e se estendem até meio-dia, sendo retomadas à noite, a partir das 19 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo link.
Um dos temas em análise será o Caso Evandro, como ficou conhecido o assassinato do menino Evandro Caetano. O crime ocorreu no litoral do Paraná, nos anos 1990, e chocou o Brasil. Mais de 30 anos depois, continua em discussão nos cursos de Criminologia, Direito, Perícia e entre estudiosos da área criminal e jurídica.
A palestra “O Caso Evandro: um olhar criminológico sobre a construção da verdade” está marcada para às 10h20, com a participação da advogada ativista de Direitos Humanos e das condições dos presos no Paraná, Dra. Isabel Kugler Mendes, e do advogado criminalista que atuou em defesa de acusados do caso, Dr. Antonio Figueiredo Basto. A mediação é da professora do UniCuritiba, Marcia Leardini.
Abertura do evento
A palestra de abertura do evento, às 8 horas, ficará por conta do Professor Doutor Marco Aurélio Nunes da Silveira, responsável pela criação do curso superior de Criminologia do UniCuritiba – instituição da Ânima Educação. Marco Aurélio falará sobre “O desenvolvimento da criminologia no Brasil e a importância da formação superior do criminólogo”.
Às 9h30, Denis Lino, mestre em Psicologia Forense e Investigativa pela University of Liverpool e doutorando em Psicologia pela UFPE abordará o tema “Psicologia forense e criminologia”. Participam do debate o advogado criminalista Khalil Pacheco, presidente da Associação Brasileira de Bacharéis em Criminologia, e outros membros da entidade.
Para fazer a palestra “A tecnologia associada na investigação criminal”, às 19 horas, o convidado é o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer. Logo na sequência, o delegado da Polícia Civil do Paraná no Grupo TIGRE, professor Cristiano Quintas, apresentará o tema “Investigação policial sob o viés criminológico”. A mediação será da professora do UniCuritiba, Muriel Muraro.
Em seguida, a psicóloga perita Ceres Helena Canali, com especialização em crimes passionais e mestre em crimes sexuais pela Associazione Internazionale di Scienze Forensi (Itália) falará sobre “Psicologia investigativa e criminologia”. Às 9h30, o professor e médico legista Bruno Trevisan Zacharias apresenta a palestra “Coleta de dados periciais na investigação de mortes suspeitas”. O tema será mediado pela professora do UniCuritiba, Michelle Cabrera.
Serviço
- O quê: 1º Congresso Brasileiro de Criminologia
- Quando: 6/11 (quarta-feira), das 8h às 12h e das 19h às 22h
- Onde: UniCuritiba – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças
- Quanto: gratuito
- Inscrições em https://bit.ly/
congressocriminologia .