Assessoria – A Ambiental Paraná, responsável pela prestação dos serviços de esgotamento sanitário em 16 municípios da microrregião do Centro-Litoral do Paraná por meio da Parceria Público-Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), buscando parceiros com visão estratégica de ESG, firmou uma parceria com o Instituto Incanto que prevê a realização de cursos e palestras de empreendedorismo nos 16 municípios atendidos pela empresa. A novidade será um aprendizado a mais inserido nas oficinas educativas que já estavam previstas para estes locais.
A primeira cidade beneficiada será Morretes, onde as obras para ampliação do sistema de esgoto já começaram. Nos dias 16 e 17 de outubro, os moradores inscritos nas oficinas “De Olho no Óleo”, que ensinará soluções sustentáveis e rentáveis de transformação do óleo de cozinha em sabonetes, e na “Oficina para Encanadores”, em que os inscritos aprenderão a fazer ligação predial no sistema de esgoto e pequenos reparos, também ganharão o curso de empreendedorismo.
“A Ambiental Paraná se torna uma mantenedora do nosso projeto social e o patrocínio será usado para custear as despesas de projetos que não são incentivados, como as atividades esportivas e de educação ambiental, aula de inglês, oficinas de robótica e qualquer outra que não seja vinculada à cultura. Em troca, queremos que a Ambiental olhe para nós como uma ponte para sua estratégia de ESG, ajudando na execução prática do S do Social. Neste projeto, além do vínculo dos funcionários com as crianças, teremos o curso de empreendedorismo que será um grande marco de sucesso para o próximo ano. Temos um respeito e consideração enorme para empresas que olham para o nosso projeto com carinho, pois vai muito além do patrocínio, elas realmente querem fazer uma transformação para quem mais precisa”, afirma Camila Casagrande, CEO e Presidente do Incanto.
Para Priscila Marchini Brunetta, Relações Institucionais da Ambiental Paraná, a parceria é um passo importante para as ações sociais da primeira PPP (Parceria Público-Privada) da Sanepar no Paraná. “O trabalho executado pelo Instituto é bem estruturado, robusto e abrange pessoas que realmente precisam. Os projetos realizados agregarão de forma positiva para nosso pilar de ações socioambientais”, explica.
“INCANTO” é uma instituição criada em Curitiba, sigla de Instituto de Cultura, Arte e Novas Tecnologias, que tem a missão de transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio da arte, cultura, esporte e tecnologia, com ferramentas de humanização e desenvolvimento social. O Instituto fica localizado no bairro Santa Quitéria, na capital paranaense, em uma área de 2 mil², e atende cerca de 240 crianças no contraturno escolar e mais de 1.000 crianças com sua rede de ONGs parceiras.
O Instituto atualmente segue cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas: erradicação da pobreza, educação de qualidade, igualdade de gênero, trabalho decente e crescimento econômico e redução das desigualdades.
Esse compromisso está em sintonia com o propósito da Ambiental Paraná e do grupo Aegea, que visa melhorar a qualidade de vida das pessoas. Bruna Buldrini, diretora-presidente da Ambiental Paraná, afirma que a novidade faz parte do DNA da empresa, “o Grupo Aegea se dedica ao desenvolvimento das comunidades locais, e a Licença Social para Operar (LSO) é um dos pilares fundamentais da companhia. Nossas ações vão além das obrigações contratuais, elas representam um compromisso de longo prazo com a população”, conclui.