Assessoria – Cerca de 20 milhões de brasileiros nunca fizeram uma consulta odontológica e metade da população não vai ao dentista ao menos uma vez por ano, como recomenda o Ministério da Saúde. Entre os motivos alegados estão o medo de sentir dor, os custos envolvidos nos tratamentos, a falta de informações e de tempo.
A boa notícia é que o avanço tecnológico permite resolver desde os problemas dentários mais comuns – que envolvem as cáries, lesões, mau hálito, gengivite, placa dental e tártaro – até os mais complexos – como as cirurgias e implantes de próteses – com tratamentos eficazes, rápidos, acessíveis, confortáveis e menos invasivos.
“Para ter boa qualidade de vida, é fundamental cuidar da saúde bucal. Com os equipamentos modernos de hoje – como os scanners intraorais de alta precisão e softwares especializados em planejamento e fabricação – tudo fica mais ágil e indolor”, explica a diretora do Centro Odontológico São Lourenço e pós-graduada em Cirurgia Oral pela Universidade de Gotemburgo, da Suécia, Barbara Garcia Haensch.
Benefícios da odontologia digital
Por meio de uma combinação de ferramentas, a chamada odontologia digital possibilita diagnósticos precisos, instantâneos, eliminam erros, retrabalhos, permite ver o resultado esperado antes mesmo de iniciar o tratamento e diminui o tempo em que a pessoa fica na cadeira do dentista.
“O scanner intraoral permite captar imagens 3D da boca do paciente, alcança regiões superiores aos métodos tradicionais e ajuda em análises mais personalizadas. Nesses casos, o processo de moldagem comum é substituído por moldes digitais, que geram mais assertividade individual. E quando tudo isso é feito no mesmo local, o tratamento é mais rápido”, destaca Barbara.
E para diminuir a sensação de medo – comum à maioria das pessoas que vão ao dentista – o procedimento é exibido numa televisão fixada no teto do consultório para que o paciente acompanhe os detalhes em tempo real do que está sendo feito.
Outros benefícios da odontologia digital envolvem a visualização da cor dos dentes, manchas, cavidades, medidas minuciosas, documentação e o histórico do paciente; que fica armazenado num software e ajuda nos exames de saúde e planejamento clínico.
“A biossegurança associada ao escaneamento intraoral também é maior do que no método tradicional. E na maioria das vezes, o paciente não precisa retornar para fazer consultas de provas e ajustes. Tudo é realizado de uma só vez”, ressalta Barbara.
Prevenção
Com tantas tecnologias e conveniências que auxiliam nos cuidados da saúde bucal, a diretora do Centro Odontológico São Lourenço enfatiza que a visita regular ao dentista deve ser mantida pelo menos uma vez ao ano e que o medo associado aos tratamentos dentários está virando coisa do passado.
“Adiar a visita ao dentista pode comprometer a saúde bucal. Quando algum problema é descoberto logo no início, as chances de o tratamento ser efetivo são maiores. E com os equipamentos modernos de hoje em dia, os procedimentos são praticamente indolores”, complementa Barbara Garcia Haensch.