Com informações da Gazeta do Povo – A Casa dos Pobres São João Batista realizou, nesta segunda-feira (25), uma solenidade comemorativa aos seus 70 anos de história, período no qual estima ter acolhido mais de 2,5 milhões de pessoas. Durante o evento, três empresas e 16 personalidades foram agraciadas com o título “Personagem dos 70 anos“, que contribuíram para o legado da entidade filantrópica. A celebração aconteceu no auditório da instituição, em Curitiba.
Entre as empresas homenageadas estavam a Gazeta do Povo, as Livrarias Curitiba e a Rieping Bombas. Também foi reconhecida a Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB) por suas contribuições ao longo dos anos.
Figuras de destaque receberam a honraria, incluindo o advogado José Maurício Pinto de Almeida e o professor Raul Munhoz Neto, ex-presidente da Copel (Companhia Paranaense de Energia) e referência na engenharia mecânica.
Outros nomes homenageados foram o advogado José Machado de Oliveira, que, aos 85 anos e após superar um câncer de pulmão, segue apoiando ativamente a instituição, e o mastologista Cícero de Andrade Urban, presidente do Instituto Ciência e Fé de Curitiba. Mário Fontoura, ex-superintendente da Votorantim no sul do Cerrado que foi braço direito de Antonio Ermírio de Moraes, também foi lembrado por seu comprometimento com a causa social.
Durante o evento, foi realizado também o novo lançamento de Vozes do Paraná 14 – Retratos de Paranaenses, que retrata a Casa dos Pobres como perfil institucional, na abertura do livro.
“Transformando vidas”
A solenidade foi marcada pela emoção de Rafael Êrico Kalluf Pussoli, presidente voluntário da Casa dos Pobres desde 1993, que destacou a importância de cada homenageado na consolidação dos serviços prestados pela instituição ao longo de sete décadas. “Essas homenagens são um reflexo do apoio indispensável que recebemos para continuar acolhendo pessoas em situação de vulnerabilidade e transformando vidas”, afirmou Pussoli.
Atualmente, a Casa atende pessoas com câncer e mantém o Centro de Educação Infantil São João Batista, onde são atendidas 174 pessoas, entre crianças na educação infantil e pré-adolescentes em aulas de complementação no contraturno escolar.