quinta-feira, 9 janeiro, 2025
HomeOpinião de Valor5 dicas para organizar e planejar a vida financeira em 2024

5 dicas para organizar e planejar a vida financeira em 2024

Assessoria – Um planejamento financeiro eficaz está entre os principais objetivos do início do ano para quem quer alcançar sonhos e realizar desejos. Para apoiar a realização dessa intenção, o especialista em Negócios da Viacredi Fernando Guiller Zahaila Specht compartilha cinco dicas fundamentais para uma vida financeira mais saudável.

Para ele, essa é uma forma de ter segurança e, ao mesmo tempo, explorar novas oportunidades. Confira:

1 – Analise e planeje. Faça uma análise do ano que passou. Anote as despesas e saiba o que saiu do controle. Dessa forma, é possível planejar mais os gastos e não repetir erros. “Com base no olhar do passado, é possível planejar o futuro”, diz Fernando.

2 – Separe do orçamento as dívidas fixas e variáveis. O ideal é sempre saber todos os gastos e até deixar uma parte do orçamento para uma reserva de emergência, assim, até mesmo despesas imprevisíveis não vão sair do controle.

3 – Não deixe de separar uma parte do orçamento para lazer. É nessa parte que as pessoas costumam se “perder” mais no orçamento. Com o valor reservado para esse tipo de despesa, fica mais fácil se controlar.

4 – Em caso de dívidas, “puxe o freio”. Isso mesmo. Faça uma análise do que está pagando. Negocie, parcele e analise se vale a pena fazer um empréstimo e “refinanciar” todas as dívidas. “Isso vale a pena quando os juros das contas a pagar são maiores do que os próprios juros dos empréstimos”, analisa o especialista da Viacredi.

5 – Comece a poupar. Pode ser R$ 10,00 ou R$15,00, o importante é começar o quanto antes, e, claro, manter essa prática. Neste sentido, a tradicional poupança é uma boa escolha para iniciar, já que é fácil de entender e ter baixo risco. Para quem busca outros produtos de investimentos o ideal é traçar o perfil do investidor e contar com a orientação de um especialista em investimentos.  “O que realmente faz a diferença é continuar investindo ao longo do tempo”, considera Fernando. Ele explica que, com o tempo, os juros fazem o dinheiro crescer cada vez mais. Então, mais do que o valor inicial, é a constância ao longo do tempo que faz o valor poupado aumentar, contribui no planejamento e na saúde financeira.

Leia Também

Leia Também