HomeMemorial3 de janeiro: um ano sem o Professor Aroldo Murá

3 de janeiro: um ano sem o Professor Aroldo Murá

Por André Nunes – Em 3 de janeiro de 2023, nos despedimos do mestre do Jornalismo, o amigo e professor Aroldo Murá. Sua obra e legado permanecem vivos entre nós: a coleção Vozes do Paraná, que terá sua 14ª edição lançada este semestre. E este Mural do Paraná, que surgiu do antigo blog do Aroldo Murá, e caminha para seu primeiro aniversário, em março, com audiência cativa e crescimento nos acessos e seguidores nas redes sociais.

Difícil acreditar que já se passou um ano daquela terça-feira em que o Professor se despediu de nós. Eu o havia visitado no hospital alguns dias antes, por duas vezes, mas não consegui ir ao seu velório. Estava em viagem de férias e a chuva incessante em Paraty não permitiu que retornasse a tempo.

Por um lado foi bom: guardo viva a memória do mestre antes do seu apagar das luzes. Vivi alguns lutos na família nos últimos anos e sempre digo que é preferível guardar lembranças da pessoa viva e bem, estar presente antes do fim, do que apenas se despedir depois que não dá mais tempo. Pena que algumas pessoas não o façam…

Enfim, digressões à parte, voltemos ao nosso homenageado de hoje.

André Nunes e Aroldo Murá em janeiro de 2020: conduzindo entrevista para o Vozes do Paraná. Foto: Susana Kasteller

Não é fácil a tarefa de seguir com o legado do Professor Aroldo. Prova disso são as dificuldades da diretoria do Instituto Ciência e Fé em dar andamento ao ICF sem seu fundador e mentor. Contudo, as ações sociais continuam, com doação de cestas básicas realizada no mês de dezembro, às famílias atendidas pelo Instituto em Piraquara.

Também tivemos dificuldades, eu e Jubal Dohms, em “tocar” o 14º Vozes do Paraná sem o nosso mestre marcando as entrevistas, cobrando as deadlines e marcando a data de lançamento do livro (antes mesmo de termos uma previsão de finalizá-lo com a gráfica). Sim, isso era comum! Manias e habilidades de quem tinha seis décadas de jornalismo e a pressa da escrita diária correndo nas veias.

O Vozes 14 terá entre 10 e 15 entrevistados (todos escolhidos pelo Professor), está em fase de edição dos textos e fotos, e contará com um perfil especial de abertura, como não poderia deixar de ser, de Aroldo Murá Gomes Haygert. Esse perfil será um “tiragosto”, como ele costumava dizer, da sua biografia propriamente dita. Essa sim, que levará mais tempo para ficar pronta.

Em breve, divulgaremos a lista das novas Vozes do Paraná, uma expectativa anual de todos que acompanham a obra do Professor desde 2008.

Volto a ressaltar que não é fácil a tarefa, mas seguimos. Com a certeza de que nosso mestre ainda olha por nós, e que dará um jeito de “dar uma bengalada” em nossas cabeças caso o próximo livro atrase mais do que o esperado!

Paz e Bem sempre, Professor.

Leia Também

Leia Também