Assessoria – A Biblioteca Pública do Paraná realizou ao longo de 2023 uma série de ações culturais e gratuitas voltadas a todo público. Pensando na diversidade e inclusão, a instituição de 166 anos intensificou suas ações culturais, ampliando e diversificando os mais de 40 projetos voltados para lançamentos de livros, exposições, contações de histórias, teatro, sessões de cinema, oficinas, palestras e muito mais, o que a coloca entre um dos principais centros culturais do Paraná.
Com uma agenda permanente de eventos, a BPP disponibiliza espaços para a realização dos mesmos, internos e externos, como o auditório, halls do primeiro e segundo andar, sala de reuniões, coworking, contabilizando, este ano, cerca de 1000 ocupações. Na agenda fixa da biblioteca são comemorados o aniversário da instituição (em março) junto ao Mês Internacional das Mulheres; Uma noite na Biblioteca, voltada ao público infantil (julho); o Mês das Crianças (outubro); a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (outubro); a Festa Literária da Biblioteca Pública do Paraná (outubro); a Semana da Pessoa com Deficiência e o Mês da Consciência Negra (novembro).
Ao longo de 2023, a BPP recebeu mais de 40 lançamentos de livros, entre obras para adultos e crianças — um recorde desde que começou a ofertar esse tipo de evento, há dois anos. Trata-se de um serviço gratuito oferecido pela instituição aos autores independentes, que têm a oportunidade de divulgar e vender seus trabalhos no hall térreo da BPP. Cerca de 1.100 mil pessoas foram impactadas por essa ação, com a participação de escritores, entre bate-papos, palestras, oficinas e lançamentos de livros.
“Esse ano foi um ano muito especial para a Biblioteca Pública, uma vez que nossos processos estão em constante aprimoramento, com muita dedicação, foco e objetividade”, afirma o diretor Luiz Felipe Leprevost. “A BPP tem estado mais viva do que nunca, com uma programação constante, diversificada e instigante. Essas ações comprovam que a Biblioteca, para além de espaço de leitura e pesquisa, é um espaço que tem por objetivo conservar a memória do Estado do Paraná, fazendo história no presente para garantir o futuro”.
Exposições
Tornando-se um espaço cada vez mais procurado por artistas visuais, neste ano, a Biblioteca ampliou significativamente o número de exposições. Ao todo, foram doze. São elas: 39 Anos em 39 Imagens de Curitiba; Rogai Por Nós (21 estandartes, além de fotos e imagens religiosas); Voltar aos Passos que Foram Dados (com textos e imagens que celebram os 25 anos do Nobel de Literatura concedido ao escritor português José Saramago), As Andanças por Terra e Mar do Cavaleiro da Ilha de Vera Cruz (projeto de HQ virtual do artista gráfico André Caliman); Movimenta Preta; Além-Mar; Semana Nacional da Filosofia, ParanÁfrica (com fotografias de Fernanda Castro e Marcelo Weiss) e Livro Branco, de Iriana Vezzani. As mostras foram visitadas por mais de 10.500 pessoas.
Flibi
A tradicional Festa Literária da Biblioteca (Flibi) movimentou a BPP em outubro. Em sua 7ª edição, com o tema: “Mil vezes literatura”, a Flibi deste ano propôs um percurso pelas mais diversas formas de expressão da escrita, como a música, teatro, cinema, artes visuais, e, claro, a literatura. A entrada foi gratuita para todas as atividades que contou com oficinas literárias, contação de histórias, lançamentos de livros, mesas-redondas, grafite, batalha de rimas, sessões de cinema, roda de samba, peça teatral e show musical. Nomes de destaque da arte e literatura nacional participaram, como: Ana Martins Marques, Giane Lessa, Guilherme Gontijo Flores, Gustavo Silveira Ribeiro, Jovina Renhga, Lena Japiassu Macedo, Luci Collin, Luiz Geraldo Silva, Ricardo Corona, Simone Brantes, Veronica Stigger e Vitor Paiva.