Assessoria – O Hospital Erasto Gaertner promoveu, no último sábado (24/08), o 1º Simpósio de Câncer de Pulmão, que marcou o fim das ações do Agosto Branco, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de pulmão. Realizado no Espaço Nara Timm da RFCC, o simpósio reuniu renomados especialistas e atraiu um público composto por médicos e profissionais de diversas áreas da saúde.
Durante o evento, foram abordados temas importantes para a prática clínica, como o Consenso Brasileiro sobre Rastreio de Câncer de Pulmão, os Desafios da Radiologia Intervencionista, a Avaliação da Amostra Tumoral e Biomarcadores, o Manejo da Caquexia e Suporte Nutricional, o Estadiamento Mediastinal e Definições de Ressecabilidade, e as abordagens terapêuticas de Neoadjuvância versus Adjuvância, além das perspectivas multidisciplinares sobre o Tratamento do Estágio III do câncer de pulmão.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pulmão é uma das principais causas de mortalidade por câncer no Brasil, com cerca de 30 mil novos casos diagnosticados anualmente. O tabagismo é ainda o principal fator de risco. Cerca de 85% dos casos estão relacionados ao hábito de fumar. Igualmente, charutos, cachimbos, narguilé e o cigarro eletrônico também aumentam o risco. O fumo passivo, ou seja, a exposição à fumaça de tabaco ambiental, também é um risco significativo.
Os números divulgados pelos maiores centros de referência em tratamento do câncer destacam a importância de eventos como o 1º Simpósio de Câncer de Pulmão, que visam a atualização contínua dos profissionais da saúde e a melhoria das práticas clínicas.
O simpósio foi concluído com uma sessão de perguntas e respostas, proporcionando um espaço para esclarecimentos e troca de experiências entre os participantes e palestrantes. O Hospital Erasto Gaertner agradece a todos os participantes e reafirma seu compromisso com a educação continuada e a excelência no tratamento oncológico, contribuindo para o avanço das práticas de cuidado no combate ao câncer de pulmão.
Confira os médicos participantes e os temas tratados no simpósio:
Consenso Brasileiro sobre rastreio de Câncer de Pulmão – Dr. Danny Warszawiak
Desafios da radiologia intervencionista – Dr. João Bacarin
Desafios na avaliação da amostra tumoral e biomarcadores – Dra. Milena Kozonoe
Terapia nutricional no paciente com câncer de pulmão – Dr. Vinícius Preti
Definições de ressecabilidade – Dr. José Henrique Agner Ribeiro
Neoadjuvância versus Adjuvância – Dra. Angela Dasenbrock
Tratamento ECIII – visão da Radioterapeuta – Dra. Maíria Neves
Tratamento ECIII – visão do Oncologista – Dra. Thais Abreu de Almeida
Foto: Cristina Scharf